Entenda os fatores que podem influenciar a velocidade de crescimento e pelos de uma pessoa — Foto: Theme Photos/Unsplash

Existem vários fatores envolvidos na velocidade do crescimento dos cabelos de uma pessoa. O primeiro deles é a etnia: em média, o cabelo de um humano saudável caucasiano cresce 0,35 mm por dia, o que dá 1,27 cm por mês, ou 15 cm por ano. Para pessoas negras, a velocidade é de 5 mm por mês, enquanto pessoas de ascendência asiática chegam a 20 mm por mês.

Mas, mesmo entre indivíduos da mesmaetnia, as velocidades podem variar bastante. A idade é um fator essencial: o metabolismo mais rápido dos mais jovens faz com que seu cabelo cresça mais rápido do que nos mais velhos. A genética é outro item muito importante: pessoas da mesma família costumam ter a mesma velocidade de crescimento capilar.

Mudanças hormonais costumam alterar as coisas. A gravidez geralmente acelera o crescimento, enquanto a menopausa o deixa mais lento. A alimentação também deve ser levada em conta, pois o cabelo é composto principalmente de queratina (uma proteína fibrosa), mas também contém água, minerais e gordura. Uma dieta balanceada vai ajudar a manter o ritmo de crescimento em sua velocidade normal, enquanto uma dieta pobre em nutrientes pode desacelerar. Além disso, a desnutrição está associada ao enfraquecimento e também à queda dos cabelos.

Vale lembrar que nossos cabelos não estão sempre no mesmo ritmo. A vida de um fio é dividida em quatro fases: anágena, catágena, telógena e exógena:

  • Anágena: dura entre dois e oito anos, é a fase em que o cabelo cresce mais.
  • Catágena: o cabelo pára de crescer gradualmente. Dura de duas a três semanas.
  • Telógena: não há crescimento nenhum do fio. Dura de dois a três meses.
  • Exógena: o fio cai e é substituído por outro que cresce no mesmo folículo.

 

Cada folículo vive esse ciclo entre 10 e 30 vezes ao longo de sua existência. Mas nossos fios não vivem todos a mesma fase ao mesmo tempo — cada um está em seu próprio ritmo, sendo que, numa pessoa saudável, cerca de 80% do cabelo está sempre em fase de crescimento. É por isso que, mesmo uma pessoa normal perdendo entre 100 e 150 fios por dia, quase não se nota essa queda. Afinal, há muito cabelo sobrando.

Por último, vale dizer que doenças também podem mudar esse quadro, ainda que temporariamente. O estresse físico ou psicológico pode forçar os cabelos a entrarem nas fases posteriores à anágena.

E o pelo corporal?

O pelo nas outras partes do corpo segue algumas das mesmas regras do cabelo, mas não todas. O ciclo do pelo é o mesmo, porém a fase anágena, nos pelos do corpo, dura apenas entre três e seis meses. Por isso, os pelos das pernas, braços, virilha e afins se soltam muito mais rápido do que os cabelos da cabeça.

Os cientistas não sabem ao certo por que esse ciclo é diferente. Mas a explicação pode ser evolutiva: como o homem passou a andar ereto, ficou mais fácil proteger os membros e o tronco da luz solar — a cabeça, no entanto, permaneceu exposta. Por isso, a evolução pode ter abdicado do pelo corporal, em certa parte, mas priorizou indivíduos que mantiveram a cabeça cabeluda.

Ah, e a velocidade de crescimento também é igual — os pelos corporais parecem crescer mais rápido porque tem sempre muitos deles caindo, o que evidencia os novos, que ainda estão crescendo.

(Por Victor Bianchin)