O JOGO
São Paulo e Ceará ficaram no empate por 1 a 1 na noite deste sábado, na Arena Castelão, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, com propostas de jogo claramente diferentes. Isso ficou ainda mais acentuado com o Vôzão abrindo o placar cedo na partida e se retraindo para explorar contra-ataques. O Tricolor por sua vez buscou propor mais o jogo, abusando de seus pontas, mas foi em um escanteio que conquistou o empate. O resultado mantém as duas equipes com a mesma pontuação no campeonato, são oito pontos para cada, mas nos critérios de desempate, o Ceará está na frente do São Paulo.
PRIMEIRO TEMPO
O Ceará saiu na frente muito cedo, com um ótimo lançamento longo de Matheus Bahia, explorando as costas do lateral Igor Vinícius, que não percebeu a movimentação de Pedro Henrique, que por sua vez teve a frieza de encobrir Rafael. Na sequência, o São Paulo passou a ficar mais com a bola e propor o jogo, principalmente pelos lados do campo com Ferreira e Lucas Ferreira. O Ceará, por sua vez, topou jogar de forma reativa e levou perigo em alguns contra-ataques com duas boas chances de Galeano para Pedro Raul e de Pedro Henrique para Galeano, mas foi só pelo lado do Vôzão. O Tricolor seguiu tentando, variou um pouco as jogadas buscando ações pelo corredor central, mas seguiu prioritariamente pelas pontas, até que aos 43 minutos, após uma cobrança de escanteio, brilhou a estrela de Ryan Francisco, que marcou mais um gol pelo profissional, agora em sua primeira partida iniciando como títular.
SEGUNDO TEMPO
A dinâmica de jogo na segunda etapa, inicialmente, permaneceu da mesma forma, com o São Paulo tendo mais a bola, propondo mais o jogo e o Ceará procurando ser efetivo nos contra-ataques. Entretanto a substituição de Ferreira por Cédric no intervalo tirou um pouco da efetividade do São Paulo pelas pontas, já que o lateral não tem tantas jogadas de um contra um, como o camisa 11 do Tricolor. Com a alteração, Lucas Ferreira foi jogar pela esquerda no segundo tempo e, antes da metade da segunda etapa, o camisa 48 já apresentava sinais de cansaço, o que minou ainda mais a ofensividade são paulina. O cansaço atingiu todo o time do Tricolor na metade do segundo tempo e o Ceará cresceu no jogo, deixando de lado a postura apenas reativa e começou a ficar mais com a bola e procurar jogadas construídas, de aproximação, mas que em muitas vezes terminavam em cruzamento para Pedro Raul, que pouco conseguiu fazer, pois estava sendo acompanhado de perto pelos zagueiros do Tricolor.
Brilhou a estrela
Ryan Francisco marca seu segundo gol no profissional, o primeiro em uma partida que começou como titular.
Eleito o melhor jogador e artilheiro da Copinha deste ano, com dez gols, Ryan Francisco foi titular pela segunda vez no profissional. A primeira foi na estreia da equipe no Paulistão, o empate sem gols com o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto, quando parte do elenco estava nos Estados Unidos para a FC Series e os jovens que estavam disputando a Copinha integraram o elenco, mesmo tendo jogado no dia anterior pela competição de base.
Ryan entrou em outras seis partidas, sendo uma em 2024 – sua estreia, contra o Botafogo – e cinco em 2025. Ele marcou um gol, definindo a vitória por 2 a 1 sobre a Portuguesa, pelo Paulistão.
Próximos passos
Com o empate, São Paulo e Ceará ficam ambos com oito pontos no Brasileirão, ocupando a sétima e a sexta posição respectivamente. O Vôzão está na frente na tabela pois tem uma vitória a mais que o Tricolor.
Na próxima rodada, o São Paulo recebe o Fortaleza em casa, na próxima sexta-feira às 21h30, enquanto o Ceará terá outra partida em casa, desta vez contra o Vitória, no próximo sábado também às 18h30.
OLHOS NA COPA DO BRASIL
Antes da próxima rodada do Campeonato Brasileiro, as duas equipes voltam a campo no meio de semana pela Copa do Brasil. O São Paulo recebe o Náutico no Morumbis, terça-feira às 21h30 e o Ceará enfrentará o Palmeiras, no Castelão, na quarta-feira às 19h30
fonte: GE