Em reunião realizada nesta quinta-feira (24), na Colônia dos Pescadores e Aquicultores Z-13 de Rosário Oeste, o prefeito Mariano Balabam (PSB) reafirmou seu apoio às comunidades pesqueiras e criticou os impactos da Lei Lei nº 12.197/2023, conhecida como “Transporte Zero”. Segundo ele, a legislação reduziu o número de profissionais em atividade e a fiscalização tem tratado os pescadores como predadores. Ele estava acompanhado do deputado estadual Wilson Santos (PSD), do vereador Paulo Augusto (PSB), do presidente da entidade Jonas Neves de Campos e dos secretários municipais de Saúde e Governo, Anderson Rodrigues de Sá e Alexandre Ribeiro de Lucena.

“Quero agradecer vocês, pescadores, e ao amigo Jonas. Tive a oportunidade de estar nesta colônia na campanha. Nós acompanhamos vários pescadores, as pessoas estão tristes e adoecidas, vendo a profissão deles vir abaixo. O pescador é um profissional, ele tem um documento e ele tem a profissão dele do jeito que eu tenho a minha como agricultor. É a profissão dele”, posicionou o gestor municipal.

Dono de uma propriedade rural localizada a cerca de cinco a seis quilômetros do rio Cuiabá, Balabam também se posicionou contra a instalação de hidrelétricas na região. “Infelizmente, constroem usinas e sucateiam o rio Cuiabá, que pertence à Baixada Cuiabana. É preciso olhar para os pescadores, que são profissionais e estender a mão a eles”, completou.

O deputado Wilson Santos elogiou a postura do prefeito, destacando seu comprometimento com as famílias que vivem da pesca profissional e artesanal. “Que o prefeito seja, durante sua gestão, um grande parceiro desta colônia. São 16 mil famílias que vivem da pesca profissional em Mato Grosso e estão proibidas de exercer sua profissão. Fiquei feliz em ver o prefeito se posicionar claramente contra a implantação de usinas no rio Cuiabá. Um lago artificial não gera peixes nativos, a qualidade da água piora e os poucos peixes que conseguem subir a barragem, muitas vezes, não sobrevivem. Mariano sabe que esse não é o caminho para o desenvolvimento de Rosário Oeste”, afirmou o parlamentar.

O vereador Paulo Augusto também parabenizou o prefeito pela presença na reunião. “Durante a campanha, o prefeito recebeu um apoio em massa dos pescadores para chegar à Prefeitura, com a liderança do nosso presidente Jonas. Essa votação histórica teve grande contribuição da categoria e o prefeito sabe disso. Ele é bem recebido aqui e tem o compromisso de colaborar com a transformação de Rosário Oeste”, disse.

Atualmente, a Colônia Z-13 de Rosário Oeste conta com 265 pescadores profissionais e artesanais.