A Assembleia Legislativa criará uma Câmara Setorial Temática sobre Conscientização contra o bullying e o cyberbullying pelas redes sociais. A iniciativa é do vice-presidente do Legislativo, Júlio Campos (União).
Ao longo desta semana, um dos assuntos mais comentados no Brasil foi a morte de uma menina de 8 anos, no Distrito Federal, que perdeu a vida no Hospital Regional de Ceilândia, para onde foi levada pela família, após ser encontrada desmaiada ao lado de um tubo de desodorante. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as circunstâncias, que levaram a vítima a participar de um desafio feito virtualmente para apontar quem consegue inalar desodorante por mais tempo.
A morte da menina no Distrito Federal juntou-se a outros fatos de bullying e cyberbullying em Mato Grosso, sobretudo atingindo jovens estudantes. Preocupado diante do cenário e em busca de um mecanismo para evitá-lo, Júlio Campos propôs a criação da Câmara Setorial Temática, na qual deputados, servidores da Assembleia, psicólogos, representantes da Secretaria de Estado de Educação e de secretarias municipais da mesma área, bombeiros militar, policiais civis e militares, membros do Ministério Público e do Poder Judiciário e pais de alunos discutirão planos para a proteção das crianças e adolescentes contra a prática dos crimes dessas natureza.
Júlio Campos espera que tão logo ocorra a instalação da Câmara Setorial Temática, “o que deverá acontecer o mais rápido possível”, segundo ele, “os participantes elaborem um arcabouço legal, prático e de aplicação imediata nos ambientes escolares, mas também fora dos mesmos para a conscientização contra o assédio às crianças, adolescentes e também aos adultos”.
Logo após apresentar o requerimento pedindo a criação e instalação da Câmara Setorial Temática, na sessão da Assembleia na quarta-feira (16), transmitida pela TV Assembleia e as outras mídias do Legislativo, o deputado foi cumprimentado por pais de alunos e professores, que aguardam providências do governo para a proteção de seus filhos e alunos.