É possível que a história quase bicentenária da comunidade do Rio dos Peixes, no futuro, seja dividida em antes do prefeito Abílio Brunini (PL) e, talvez, depois dele. Durante a abertura do Festival da Pamonha 2025, no início da noite desta quinta-feira (17), o prefeito se comprometeu em construir um espaço permanente, com infraestrutura condizente, para abrigar o evento mensalmente.
Do ponto de vista macro, a ousada promessa tende a mudar o perfil sócio-econômico da comunidade. “Vamos montar uma estrutura que possa receber o Festival da Pamonha todos os meses. Os promotores definem um dia, em cada mês”, sugeriu Brunini.
Acompanhado de secretários e vereadores, Abílio chegou ao Rio dos Peixes distribuindo abraços, fotos com populares e algumas ordens para os auxiliares. “Tem que modificar o banner do evento, lá na entrada [para quem chega de Cuiabá]. O nome do Festival [da Pamonha] quase não aprece”, citou ele, cobrando correção”, ponderou ele.

A presença do prefeito arrastou os vereadores Dilemário Alencar e Michelly Alencar (União Brasil); os secretários Fellipe Corrêa (Agricultura), Ana Karla Costa (Comunicação), Felipe Wellaton (Limpurb) e Max Aguiar (Adjunto Secom), entre outros.
O tradicional Festival da Pamonha da comunidade Rio dos Peixes acontece entre os dias 18 e 21 de abril, celebra a cultura regional e o potencial agrícola da região, reunindo moradores e visitantes para quatro dias de festividades.
A expectativa é de comercialização de alimentos derivados do milho em mais de 40 toneladas.

Para a edição deste ano, a Prefeitura de Cuiabá garantiu infraestrutura e suporte logístico para o festival. Entre as melhorias, houve instalação de portais de entrada e saída, decoração, tendas doadas sem custos, climatização, uniformes para os trabalhadores, além de banheiros químicos, limpeza, iluminação, pintura, poda de árvores e reforço na segurança com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e ambulâncias. A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) também atuará na organização do trânsito durante o evento.
Veja vídeo: