O presidente do Grêmio Alberto Guerra comunicou a saída do técnico Gustavo Quinteros na noite desta quarta-feira após a goleada por 4 a 1 para o Mirassol no interior de São Paulo, pela 4ª rodada do Brasileirão (veja a entrevista no fim do texto).

O treinador não resistiu à sequência de resultados ruins e falta de desempenho da equipe. A direção parte para o mercado em busca de um substituto já para o Gre-Nal do próximo sábado.

A contratação do técnico argentino naturalizado boliviano foi anunciada em 28 de dezembro do ano passado. Depois de oficializar a saída de Renato Portaluppi, o clube chegou a negociar com o português Pedro Caixinha, entre outros nomes, mas acertou com Quinteros, campeão argentino pelo Vélez Sarsfield.

— Hoje (quarta) foi um resultado muito ruim. Da maneira como foi, talvez tenha sido uma das partidas que mais me deixou envergonhado. Tomamos a decisão, dentro do futebol, dentro dos pares, de rescindir o contrato do Gustavo Quinteros. Aproveitar aqui para agradecer a ele, a sua comissão técnica. É um profissional de altíssimo nível, fez o melhor que pode. Os jogadores tentaram, nós também estamos tentando. Mas também tem momentos que as coisas não funcionam — afirmou Guerra.

O Grêmio até arrancou bem no Gauchão e somou goleadas empolgantes contra Caxias, São Luiz e Pelotas. Contudo, o trabalho começou a apresentar dificuldades diante de clubes da elite do futebol brasileiro, como Juventude e Inter, e também frente a adversários de pouca expressão na Copa do Brasil: as classificações na primeira e segunda fases, contra São Raimundo-RR e Athletic, vieram nos pênaltis.

– A gente achou por bem tomar essa decisão para tentar remobilizar o Grêmio, chamar a nossa torcida. Temos um jogo importante no sábado (Gre-Nal). Precisamos deles na Arena, sempre nos apoiando, para que a gente consiga vencer os jogos na nossa casa, para que a gente consiga fazer um bom resto de temporada – acrescentou Guerra.

O treinador reclamou em diversas oportunidades sobre os reforços — 11 no total — terem chegado com as competições já em andamento. Por isso, criou expectativa para as duas semanas sem jogos e dedicadas a descanso e treinamentos após o final do Gauchão.

Porém, depois do período de testes táticos e de formações, as atuações irregulares continuaram, mesmo nas vitórias.

Gustavo Quinteros tinha contrato com o Grêmio até o fim deste ano. Junto a ele, deixam o Tricolor os auxiliares Leandro Desábato, Maximiliano Quezada e Rodrigo Quinteros (filho) e o preparador físico Hugo Roldán.

Foto: Reprodução

Confira o que disse Alberto Guerra

Comunicado

“Hoje foi um resultado muito ruim. Da maneira como foi, talvez tenha sido uma das partidas que mais me deixou envergonhado. Tomamos a decisão, dentro do futebol, dentro dos pares, de rescindir o contrato do Gustavo Quinteros. Aproveitar aqui para agradecer ele, a sua comissão técnica. É um profissional de altíssimo nível, fez o melhor que pode. Os jogadores tentaram, nós também estamos tentando. Mas também tem momentos que as coisas não funcionam. Alguma medida tem que ser tomada. A gente achou por bem tomar essa decisão para tentar remobilizar o Grêmio, chamar a nossa torcida, temos um jogo importante no sábado (Gre-Nal), precisamos deles na Arena para que a gente consiga vencer os jogos na nossa casa, para que a gente consiga fazer um bom resto de temporada.”

Qual o próximo passo da direção?
“Eu estava muito confiante hoje de que gente pudesse retomar o caminho das vitórias. Um problema de cada vez. Hoje, acaba sendo o nosso treinador. Estamos conversando internamente. E no momento oportuno a gente comunica. Não é uma tarefa fácil (definir o treinador). Vocês estão vendo no mercado. A própria Seleção não consegue, os clubes que trocaram não conseguem. Por enquanto, deve assumir o nosso interino, o James (Freitas), até que o clube anuncie um treinador.”

Existe possibilidade de ter técnico efetivo no Gre-Nal?
“Nós tomamos a decisão agora. Nem com o James (Freitas) eu conversei ainda. Mas por ele ser o interino da casa, me parece óbvio que vai assumir. Está tudo muito cedo ainda. Se é arriscado, aqui nós estamos para tomar a decisão. Até esse momento, a gente era duramente criticados há quatro, cinco rodadas que deveria ter trocado, agora critica porque trocamos. A gente sabe o que está acontecendo aqui fora. A razão de existir do Grêmio é o seu torcedor. A gente quer chamar a torcida. A gente precisa deles no jogo de sábado.”

Qual foi a análise do trabalho do Gustavo Quinteros?
“Eu posso assegurar que os treinos eram muito bons. Os jogadores estavam satisfeitos com o nível de treino. Só que, infelizmente, as coisas não estavam acontecendo dentro de campo. A direção está aqui para se arriscar também, fazendo o melhor para o Grêmio. A gente viu erros individuais de jogadores que não vinham jogando mal, isso não pode ser só na conta do treinador. Infelizmente, não dá para trocar o presidente agora, não dá para trocar os jogadores, aí acaba estourando no treinador.”

Perfil do novo treinador
“A partir de agora nós vamos tratar disso, nessa noite e madrugada, com o (Alexandre) Rossato (vice de futebol), com o Luis Vagner (Vivian, executivo), e também com outras pessoas no futebol do Grêmio para tratar esse perfil. Não adianta a gente traçar um perfil que não esteja disponível.” (GE)