O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) afirmou que não autorizou a negociar de sua filiação junto à cúpula nacional do PL para disputar 2026 pela legenda. Segundo Pivetta, não existe nenhum interesse de sua parte deixar o Republicanos.

A afirmação ocorre após dirigentes do PL terem revelado a proposta do governador Mauro Mendes (União) para o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) e o presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto.

Pivetta afirma que o governador nunca o procurou para sugerir tal proposta. ‘Não tenho intenção de mudar de partido. E não sei houve essa conversa. Sei que conversou sobre caminharmos juntos repetindo o que foi feito em 2022’, disse.

Contudo, a conversa ocorreu no dia 16 de março, quando Mendes apareceu no primeiro ato de apoio para anistiar os golpistas dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

Durante o encontro, Valdemar Costa Neto deixou claro que a cúpula nacional estaria satisfeito com a condução do partido em Mato Grosso e que por isso não teria porque realizar mudanças.

‘A cúpula nacional achou estranho a proposta e a mudança de postura do governador nos últimos dias. Em São Paulo, ele fez praticamente um juramento. Isso tem sido bastante comentado internamente’, disse um parlamentar do PL que pediu anonimato.

Procurado, o presidente estadual do PL, Ananias Filho, evitou polemizar, mas disse que não é a primeira vez que tenta negociação com o PL de Mato Grosso em esfera nacional, sem procurar a direção local. ‘Só tenho a lamentar. Porque nós nunca nos furtamos de conversar com qualquer partido de direita ou liderança de direita. Mas temos a confiança da direção nacional. E todo mundo sabe quem é Bolsonaro de verdade e quem tenta demonstrar ser’, pontuou.

A movimentação do governador sem comunicar a cúpula estadual tem irritado integrantes do PL. A sigla de Bolsonaro pretende ter candidatura própria ao governo de Mato Grosso. O senador Wellington Fagundes (PL) está disposto a disputar o Palácio Paiaguás. Já Pivetta é o nome de Mauro Mendes para a sua sucessão.

(Folha Max)