Numa partida bastante acirrada, Santos e Bahia empataram em 2 a 2 hoje, na Vila Belmiro, pela segunda rodada do Brasileirão.
O Tricolor abriu o placar com o Erick no primeiro tempo, e o Peixe buscou a virada com Thaciano e Diego Pituca na etapa final. No finzinho, porém, Luciano Juba colocou o 2 a 2 no placar.
Cada time dominou um tempo. O Bahia foi melhor na etapa inicial, mas o Santos se impôs na segunda metade.
A reação do Santos veio depois de críticas a Pedro Caixinha. O torcedor foi xingado e chamado de burro após tirar Barreal e Rollheiser no intervalo, mas Soteldo e Thaciano entraram bem e mudaram a partida. Nos acréscimos, porém, esse cenário favorável foi apagado.
O resultado contra a equipe mista de Rogério Ceni mantém a pressão sobre o técnico Pedro Caixinha. A diretoria cobrava uma vitória ao português após a derrota para o Vasco na estreia.
Neymar fez uma rápida aparição na Vila Belmiro. O craque falou com o elenco no vestiário e voltou para casa. Ele deve ficar à disposição diante do Fluminense, no próximo domingo.
O empate deixa o Santos na 16ª colocação, com um ponto. O Bahia é o 13º, com dois.
O Peixe voltará a campo para enfrentar o Fluminense, enquanto o Tricolor medirá forças com o Nacional (URU), quarta-feira, pela Libertadores da América.
Santos x Bahia: como foi o jogo?
O Santos começou o jogo oferecendo perigo pelo lado esquerdo, com Barreal procurando Gabriel Bontempo na meia-lua, que arriscou o chute exigindo defesa do goleiro adversário. Na sequência, o Peixe pressionou com Rollheiser buscando Guilherme dentro da grande área, mas a defesa do Bahia afastou o perigo. Na sobra, o argentino chutou para fora.
No entanto, a primeira parte do jogo teve um domínio predominante do Esquadrão de Aço. O Peixe teve dificuldades de se organizar defensivamente e sofreu com as jogadas ofensivas da equipe adversária. O time de Rogério Ceni respondeu os ataques iniciais do Santos com Ademir cruzando para Erick no meio da área, mas o cabeceio foi sem direção e a bola apenas saiu pela linha de fundo.
O Bahia abriu o placar aos 16 minutos de jogo com uma linda jogada de Erick entrando com liberdade e livre de marcação na grande área. A bola foi lançada para Willian José, que encontrou Luciano Juba no meio-campo. Erick saiu nas costas da defesa santista e foi conduzindo a bola pela intermediária até driblar o goleiro Gabriel Brazão.
Aos 42, o Bahia acertou um chute na trave com o goleador Erick. Ele passou pela defesa santista e ao finalizar na saída de Brazão, a bola tocou na trave esquerda.
O Alvinegro respondeu rapidamente com Tiquinho Soares. Ele recebeu de dentro da área, mas finalizou fraco. O camisa 9 perdeu a melhor chance do time da casa neste primeiro tempo dentro da pequena área. A jogada começou com Guilherme pelo lado esquerdo com Escobar acompanhando. Livre de marcação, Tiquinho furou em tentativa clara de cabeceio.
No intervalo, Pedro Caixinha promoveu as entradas de Thaciano e Soteldo nas vagas de Barreal e Rollheiser, respectivamente. O técnico foi constantemente vaiado ao longo do jogo.
O Santos começou melhor o segundo tempo e logo conseguiu o empate. Aos quatro minutos, Soteldo cruzou para a área do lado esquerdo. Thaciano ajeitou de peito para Guilherme, que acaba caindo, e a bola sobra para o próprio Thaciano finalizar e balançar as redes do Bahia. Ex-jogador do Esquadrão, o atacante não comemorou.
Aos 14’/2ºT, a arbitragem assinalou pênalti para o Peixe. O juiz viu toque de mão de Erick Pulga dentro da área de defesa do Tricolor após desvio de Thaciano. Contudo, a bola bateu no rosto do atacante do Esquadrão, e o árbitro de vídeo entrou em ação para corrigir a marcação.
A pressão do Santos seguiu e deu resultado. Já aos 35 minutos, Diego Pituca pegou rebote na entrada da área e, de primeira, emendou finalização que morreu no canto esquerdo rasteiro do gol defendido por Ronaldo para a virada dos mandantes.
Contudo, a vantagem santista não durou muito. Luciano Juba arrancou, deixou dois marcadores para trás e chutou com força no canto direito de Gabriel Brazão, empatando mais uma vez o duelo na Vila Belmiro.
Nos acréscimos, ambas equipes estiveram perto da vitória. O Esquadrão quase revirou a partida com Erick Pulga, que recebeu cruzamento pelo lado direito, mas não alcançou a bola com o goleiro já fora do gol. Por sua vez, o Santos teve chance com Pituca, que bateu de fora da área e levou perigo ao adversário. No fim, tudo igual na Vila.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 2 X 2 BAHIA
2ª rodada – Campeonato Brasileiro
📆 Data e horário: domingo, 6 de abril de 2025, às 20h30 (de Brasília)
📍 Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
🥅 Gol: Erick (16’/1ºT) e Luciano Juba (44’/2ºT, para o Bahia; Thaciano (4’/2ºT) e Pituca (36’/2ºT), para o Santos;
🟨 Cartões amarelos: João Schmidt, Gil, Soteldo, Pituca e Chermont (Santos); Caio Alexandre e Erick (Bahia);
🧑🤝🧑 Público: 8.796 presentes.
⚽ ESCALAÇÕES
SANTOS (Técnico: Pedro Caixinha)
Gabriel Brazão; JP Chermont, Gil, Zé Ivaldo e Escobar; João Schmidt, Gabriel Bontempo (Diego Pituca) e Barreal (Thaciano); Rollheiser (Soteldo), Guilherme (Gabriel Veron) e Tiquinho Soares (Deivid Washington).
BAHIA (Técnico: Rogério Ceni)
Ronaldo; Gilberto, David Duarte, Santiago Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre (Cauly), Erick, Rodrigo Nestor (Jean Lucas) e Ademir (Kayky); Willian Jose (Luciano Rodríguez) e Iago (Erick Pulga).
