O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) pegou carona na repercussão do projeto de lei do vereador de Cuiabá Rafael Ranalli e apresentou um projeto de lei para proibir investimentos do governo do Estado para fomentar o carnaval. A proposta foi apresentada nesta quartafeira (26), um dia depois da Câmara de Vereadores da Capital rejeitar o pedido de urgência especial para votar projeto similar em nível municipal.
A proposta, entretanto, mente sobre a realização de dois estudos que justificariam a vedação de recursos estaduais para o carnaval. Primeiro, um cita um suposto estudo da Scielo no sentido de que festivais culturais podem se manter financeiramente viáveis por meio de captação de patrocínios e investimento do setor privado. Contudo, o link do estudo manda para um página não encontrada.
A justificativa também traz uma suposta pesquisa do ResearchGate, a qual afirmaria que em municípios que suspenderam verbas para o Carnaval houve reorganização econômica e o setor privado assumiu as festas. Entretanto, o link para para um artigo Bósnio sobre as eleições de 2022 para a Assembleia de Belgrado
Além disso, em Mato Grosso também existe a Lei n° 12.082/2023, que limita a quantidade de recursos que parlamentares podem destinar a eventos culturais, entre eles o carnaval. O limite de recursos públicos para realização de eventos será de R$ 600 mil, sendo até 50% dos recursos para shows e, deste valor, 30% para artistas locais.
Este ano, somente no carnaval de Cuiabá, o governo do Estado investiu R$ 1,8 milhões dividido em vários eventos. O recurso contemplou o Desfile de Carnaval em Cuiabá, realizado no dia 23, em evento que reuniu 10 pessoas no entorno da Arena Pantanal, e o carnaval descentralizado:
No Bairro Planalto, acontece o Carnaval Planalto Folia, nos dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março, a partir das 19h. Na Praça Oito de Abril, o Carnaval da Família Cuiabana será realizado de 1º a 4 de março, a partir das 17h. No Centro Histórico de Cuiabá, o Cordão Carnavalesco Vem Quem Quer realiza cortejos nos dias 1º e 3 de março, a partir das 15h. Na Avenida Mato Grosso, a festa é do Bloquinho dos Estudantes, de 1º a 3 de março, a partir das 18h.
O primeiro Carnaval da história do Coxipó do Ouro acontece no dia 1º de março, a partir das 15h. Já no dia 2, o Baile da Calorosa anima o carnaval no Rebu Bar, no bairro Boa Esperança. Na Praça Popular, a folia ocorre de 2 a 4 de março, a partir das 17h, com o Bloco Bode Bon com o Bloco Ressuscita. Para completar a agenda de carnaval na capital mato-grossense, a Orla do Porto 2 recebe o Carnaval da Central, no dia 4 de março, a partir das 18h.
(Olhar Direto)