A prefeita de Jaciara, Andréia Wagner, participou na manhã desta terça-feira (18/02), da abertura do maior encontro mato-grossense de municípios já realizado. O encontro voltado a gestores municipais de todo o estado tem como objetivo discutir e compartilhar experiências sobre governança municipal.

O evento, promovido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), reuniu mais de 1500 pessoas no Cenarium Rural, em Cuiabá.

Os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras, painéis e debates com especialistas renomados, a exemplo do ex-presidente da República Michel Temer, que ministrou a palestra magna. Em sua fala, Temer destacou que os debates são fundamentais, tanto para o fortalecimento dos municípios quanto para o desenvolvimento do país. “O tema do municipalismo é fundamental, porque a União só será forte se seus estados e municípios também forem fortes. Se o município for fraco, o estado será fraco, e a União igualmente ficará fragilizada.”

A prefeita Andréia Wagner, que tem se destacado em sua gestão não só no Vale de São Lourenço, mas em todo o estado, falou da importância do evento para o desenvolvimento dos municípios. “É um momento importante para trocarmos experiências e conhecimentos, e para discutirmos os desafios que enfrentamos”, disse ela.

“O desafio é diário, prefeitura não é fácil. Eu sei o sofrimento que é para os prefeitos eleitos que estão assumindo agora, o começo é muito difícil, mas seguimos em uma luta diária de melhoria com o nosso município. E tudo que pudermos levar de mais de conhecimento para melhorar ainda mais a qualidade de vida dos nossos cidadãos jaciarenses, é mais que válido”.

Também participaram da abertura do encontro municipalista o Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, e o presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi.

Russi disse que o evento é fundamental para auxiliar os prefeitos novatos e os reeleitos para adquirem informações para resolver os problemas localizados em cada um dos 142 municípios mato-grossenses. “É importante o debate para a qualificação dos gestores municipais. Eles precisam desse nível de capacitação para executar uma gestão de qualidade”, disse Russi.

Mauro Mendes, por sua vez, afirmou que nunca o Governo de Mato Grosso transferiu tantos recursos – de forma voluntária – para os prefeitos investirem em obras e ações em prol do cidadão, quanto nos últimos anos. Somente no ano passado, o Estado repassou voluntariamente R$ 1,59 bilhão às prefeituras, sem contar os repasses obrigatórios que são pagos rigorosamente em dia. O Governador também aproveitou a oportunidade para adiantar que, ainda neste mês, o Estado irá repassar aos municípios os valores derivados das perdas pelas novas regras do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). “Nessa semana vamos regulamentar o decreto que vai compensar todos os municípios que tiveram perdas no Fethab. E, ainda nesse mês, vamos repassar a parcela de janeiro, fevereiro e março”, anunciou.

O presidente do TCE-MT, Sérgio Ricardo, destacou a importância da parceria entre o Tribunal e a AMM para fortalecer a gestão pública nos municípios e promover o desenvolvimento sustentável em todo o estado. Já o presidente da AMM, Leonardo Bortolin, ressaltou que a união de esforços entre as instituições é fundamental para enfrentar os desafios comuns e melhorar a qualidade de vida da população mato-grossense.

Outro ponto destacado pelo presidente do TCE-MT foi a participação das mulheres na política do estado, um número ainda baixo, segundo a avaliação dele. Mas, na oportunidade, aproveitou para parabenizar as 13 prefeitas eleitas em Mato Grosso, fazendo inclusive menção às prefeitas Andréia Wagner, de Jaciara, e Flávia Moretti, de Várzea Grande, que marcaram presença no evento.

A programação do encontro mato-grossense de municípios se estende até esta quarta-feira (19/02), onde haverão mais de 30 palestras simultâneas, além de reuniões com bancadas federal e estadual , estandes com apresentações de produtos e serviços e atendimento especializado aos gestores municipais, realizado por técnicos do TCE-MT, AMM, Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Desenvolve – MT, Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), entre outros parceiros.

(Texto: Michele Soares | Ascom)