Uma operação nova etapa da Lei Seca realizada na Avenida Couto Magalhães, em Várzea Grande, na madrugada deste sábado (1º), terminou com nove pessoas presas, entre motoristas e motociclistas, a maioria por embriaguez ao volante. Além disso, 44 veículos foram removidos.

Em 4 dos casos de prisão, a embriaguez ao volante (Artigo 306 do CBT) foi o que motivou o encaminhamento dos condutores à delegacia e consequente autuação em flagrante delito. Em outros 4 casos, além de estarem embriagados, os condutores não tinham habilitação (CNH), documento obrigatório para dirigir em qualquer circunstância (artigo 298).

Já a 9ª prisão ocorreu porque o responsável pelo veículo, no momento da abordagem, descumpriu o artigo 310 do Código Brasileiro de Trânsito ao permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada.

Durante a operação, 156 veículos foram fiscalizados e 161 testes de alcoolemia realizados. A ação chegou ao final às 3h, com 58 condutores autuados e 44 veículos removidos, sendo 34 carros e 10 motocicletas.

A Operação Lei Seca é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), sob a coordenadoria do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), com as equipes do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran), a Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Guarda Municipal de Várzea Grande, o Corpo de Bombeiros (CBM-MT), a Polícia Penal, o Sistema Socioeducativo e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).