A secretária de Educação de Cuiabá, Evanilda Solange Dias, criticou o valor do repasse do Governo Federal para a merenda escolar, classificando-o como insuficiente para atender às necessidades das escolas municipais. Para garantir uma alimentação de qualidade, o prefeito Abilio Brunini (PL) estuda ampliar a complementação do orçamento com recursos próprios do município.
“Nós temos uma equipe de nutricionistas que fazem o cardápio para atender à necessidade. O que ocorre é que nem sempre o Governo Federal nos passa o recurso necessário. Se você entrar lá no portal, vai ver que o recurso é irrisório, mas o nosso prefeito garantiu a suplementação para que as crianças tenham uma alimentação de qualidade”, declarou sem dar detalhes da quantia repassada.
Ela reforçou que o valor repassado pelo Governo Federal é calculado por lei, com base no número de alunos, mas destacou que a verba não é suficiente para garantir a alimentação adequada.
“O valor [dos repasses] fica aquém das necessidades. O que podemos fazer é utilizar os 25% de complementação obrigatória da prefeitura para melhorar a qualidade da alimentação”, explicou.
Evanilda garantiu que os contratos de fornecimento de merenda estão regularizados, mesmo com a Secretaria herdando dívidas de gestões anteriores. O planejamento atual prevê a manutenção de três refeições por dia para os alunos, com a possibilidade de ampliação.
(Olhar Direto)