O Zenit, da Rússia, é, no momento, o clube mais próximo de fechar a contratação de Luiz Henrique, um dos destaques do Botafogo no ano passado. Os russos ofereceram 35 milhões de euros (R$ 218,4 milhões, na cotação atual) pelo atacante – e a proposta foi aceita pelo Alvinegro.

A Fiorentina, da Itália, também continua interessada no jogador, mas não chegou ao mesmo valor ofertado pelo Zenit. O futuro de Luiz Henrique será decidido nos próximos dias.

John Textor, dono da SAF do Botafogo, sempre deu liberdade para Luiz Henrique decidir o próprio futuro. No final do ano passado, ele comunicou que gostaria de deixar o clube e rumar à Europa. O americano tentou convencê-lo a ir para o Lyon, time que pertence à Eagle Football, mas sem sucesso.

A iminente venda de Luiz Henrique ocorre em momento importante para as finanças da Eagle. John Textor precisa de receita para evitar o rebaixamento do Lyon. A A Direção Nacional de Controle e Gestão (DNCG) da Liga de Futebol Profissional da França (LFP) decretou que o clube irá para a Segunda Divisão ao fim da temporada se não conseguir pelo menos 100 milhões de euros.

Troca recusada

Antes dos 35 milhões de euros, a primeira proposta do Zenit foi uma proposta de troca oferecendo Wendel, Artur e dinheiro ao Botafogo, que recusou por considerar a quantia baixa.

O clube seguiu interessado em Wendel e fez proposta pelo volante. As negociações acontecem de forma independente.

Luiz Henrique foi contratado pelo Botafogo em fevereiro por 16 milhões de euros mais 4 milhões em metas e bônus. Em 55 jogos pelo clube, o atacante marcou 12 gols e deu cinco assistências.

O camisa 7 não se reapresentou no Espaço Lonier, CT do Alvinegro, durante a semana. Ele realiza atividades físicas com uma equipe particular na Zona Oeste do Rio de Janeiro enquanto espera a definição do futuro. (GE)