O Botafogo aceitou vender o atacante Júnior Santos ao Atlético-MG. O Galo iniciou as tratativas no início desta semana e está finalizando trâmites burocráticos para assinar o contrato. O jogador já se despediu do time carioca. O Atlético vai desembolsar 8 milhões de dólares (cerca de R$ 48 milhões) por 100% dos direitos de Júnior Santos. O time mineiro tinha proposto pagar 7 milhões de dólares inicialmente.

A informação foi publicada inicialmente pelo jornalista Jorge Nicola e confirmada pelo ge. Júnior Santos tem 30 anos. Ele estava no Botafogo desde 2023 (teve passagem no time carioca por empréstimo no ano anterior). Foi artilheiro da última edição da Conmebol Libertadores, com 10 gols, tornando-se o maior goleador do time na história da competição. Marcou, inclusive, o terceiro gol da final contra o Galo.

Pelo Glorioso, Júnior Santos marcou 28 gols e deu nove assistências em 115 jogos. No Brasil, o atacante passou também por Fortaleza, Ponte Preta e Ituano. Também atuou no Japão por quase três temporadas.

Júnior Santos é o quarto reforço do Atlético nesta janela. O Galo contratou o lateral Natanael, do Coritiba, e os meias Gabriel Menino e Patrick, do Palmeiras.

O time ainda tentou Artur, do Zenit, mas desistiu da negociação. O Galo mira ainda a contratação de Cuello, do Athletico-PR. As conversas com o Santos para poder contar com Soteldo foram encerradas nessa quinta-feira.

Por outro lado, oito atletas não permanecerão no Atlético em 2025: o goleiro Matheus Mendes, o lateral Mariano, o zagueiro Maurício Lemos, o volante Battaglia, o meia Zaracho e os atacantes Paulinho, Vargas e Kardec. (GE)