A banalização da violência que vivenciamos hoje com o descoberto na cidade de Lucas do Rio Verde, é um reflexo de um cenário onde o crime organizado tem ganhado cada vez mais força, desafiando a autoridade do Estado e colocando a sociedade em risco.
A impunidade e a falta de ações efetivas de combate ao crime organizado contribuem para a sensação de insegurança generalizada.
A Segurança Pública, de fato, clama por socorro. É essencial que o Estado atue de forma mais eficiente, não apenas com políticas de repressão, mas também com investimentos na capacitação e valorização dos profissionais que atuam na linha de frente. Políticos e gestores precisam entender que o trabalho das forças de segurança não pode ser subestimado. Melhores salários e condições de trabalho são fundamentais para que os policiais possam cumprir sua missão com mais eficácia e motivação.
Isto posto, a convocação rápida de novos policiais é uma necessidade clara e evidente. Inclusive mais de 1200 homens e mulheres estão prontos e esperando esse chamamento, só faltando a boa vontade e interesse dos nossos Governantes, visto que a demanda tem crescido e os efetivos existentes estão cansados e sobrecarregados.
Investir em segurança é uma responsabilidade que envolve tanto a valorização das forças de segurança quanto a implementação de políticas públicas que visem combater a origem do crime, como por exemplo a falta de oportunidades dos jovens que migram para o crime.
O Estado precisa, urgentemente, agir para trazer de volta a sensação de segurança das pessoas de bem, inclusive cuidando com o devido respeito dos nossos combatentes, guerreiros, praças, oficiais, homens, mulheres, policiais militares da nossa PMMT.
Minhas continências a todos os Servidores Públicos e em especial profissionais da Segurança Pública.
Minhas continências a todos os cidadãos de bem que residem em nosso Estado.
*ALEXANDRE CORRÊA MENDES é coronel da PM-MT (Veterano) e foi comandante geral da Polícia Mlitar de Mato Grosso.
Instagram: @coronelmendes_oficial