A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) apresentou, nesta terça-feira (29.10), o programa Vigia Mais MT ao secretário municipal de Segurança de Guarulhos (SP), Márcio Pontes. Ao conhecer as funcionalidades do programa do Governo de Mato Grosso, o gestor paulista afirmou que a tecnologia poderá ser replicada no município.

“Sabemos que estamos em um dos maiores Estados do país e podemos aprender muito com vocês. Observamos que esse trabalho de implantação de câmeras, que vocês estão conduzindo para os municípios, pode servir como exemplo para que possamos fazer o mesmo em nossa cidade. Parabéns à Secretaria de Segurança por esse trabalho maravilhoso. A tecnologia é o nosso futuro. Não há como fugir disso, e a criminalidade vai diminuir dessa forma”, afirmou.

Conforme o secretário, em Guarulhos, há o programa Muralha Gru, voltado ao controle veicular. “Hoje temos um centro de operações, câmeras de monitoramento no município e nas escolas, e queremos muito implantar esse sistema que aqui já está pronto. Em relação ao reconhecimento facial, ainda estamos engatinhando, enquanto vocês estão bem à frente de nós”, acrescentou.

A apresentação foi conduzida pelo assessor técnico do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Leandro Alves, que demonstrou casos de sucesso do programa Vigia Mais MT, como prisões em municípios do interior e ações com reconhecimento facial.

“Tivemos prisões em Nova Monte Verde, onde três homens foram flagrados furtando a fiação de energia da decoração de Natal da cidade. Em Cuiabá, um homem especializado em furtos de pneus acabou detido, além da recuperação de bicicletas furtadas em escolas e prisões a partir do sistema de reconhecimento facial na Arena Pantanal. São vários exemplos que demonstram a eficiência do programa Vigia Mais MT em Mato Grosso”, destacou.

O superintendente do Ciosp, Cláudio Álvares Sant’Ana, lembrou que o Vigia Mais MT é um programa do Governo de Mato Grosso que prevê a instalação de 15 mil câmeras em todos os 142 municípios do estado, além de possibilitar a parceria com entes públicos e privados interessados em colaborar no monitoramento de ruas, avenidas, praças e outros espaços de interesse coletivo.

“O objetivo é criar uma muralha digital no estado, monitorando rodovias, escolas, praças, avenidas e os principais pontos públicos, com o intuito de reduzir os índices criminais e trazer mais tranquilidade para a população”, concluiu.