O estado de Mato Grosso atraiu 242 mil viagens domésticas em 2023. O número é 54% maior do que o registrado em 2021, ano da última pesquisa, quando 157 mil turistas escolheram destinos mato-grossenses. Os dados são do módulo de Turismo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério do Turismo.
A média de gasto desses visitantes foi de R$ 1.558 por pernoite, contribuindo com cerca de R$ 377 milhões para a economia estadual, fortalecendo o setor e promovendo a geração de emprego e renda. O ministro do Turismo, Celso Sabino, destaca que a atividade turística está em plena ascensão no país.
“Esses números só confirmam a potência do turismo brasileiro! Estamos no caminho certo e vamos continuar trabalhando com o Programa Conheça o Brasil, ampliando a conectividade aérea, facilitando o acesso a crédito para a compra de passagens e pacotes turísticos e estimulando o turismo cívico. Tudo isso para incentivar que o brasileiro visite o seu país”, enfatiza Sabino.
A maioria (39,1%) declarou ter viajado para municípios de Mato Grosso para visitas a familiares ou eventos reunindo amigos. Atividade de lazer atraíram 27,5% dos viajantes, enquanto 23,7% foram motivados por tratamento de saúde ou consultas médicas. Outros motivos representaram 9,9% das viagens no estado no ano passado.
DADOS REGIONAIS – O Sudeste concentrou a maioria das viagens, com 8,8 milhões, seguido pelo Nordeste, com 5,1 milhões de deslocamentos. Para os destinos do Sul foram 3,5 milhões; para o Centro-Oeste, 1,5 milhões; e para o Norte, 1,3 milhões de viagens em 2023.
DADOS NACIONAIS – O levantamento aponta a realização de 21,1 milhões de viagens pelos brasileiros em 2023, número 71,5% maior do que o observado em 2021 (12,3 milhões). A grande maioria (97%) escolheu destinos nacionais, injetando R$ 21 bilhões na economia do Brasil.
A maior parte das viagens foi motivada por questões pessoais (85,7%), sendo o lazer a principal razão (38,7%), seguido por visitas a familiares ou eventos reunindo amigos (33,1%). Entre os que viajaram por motivos profissionais (14,3%), a maioria – 82,4% – se deslocou a negócios ou a trabalho. Para 11,6%, o objetivo foi participar de eventos ou cursos de desenvolvimento profissional.
Entre os que buscaram lazer em 2023, quase metade (46,2%) preferiu destinos de sol e praia, enquanto 22% procuraram natureza, ecoturismo ou aventura. O segmento de cultura e gastronomia surpreendeu, registrando a preferência de 21,5% dos viajantes, um aumento em relação a 2021, quando foi a escolha de 16% dos turistas.
A PESQUISA – O módulo de Turismo da PNAD Contínua tem como objetivo quantificar os fluxos de viagens nacionais. Os dados abrangem o percentual de domicílios com ocorrência de deslocamentos por seus moradores, o número de viagens realizadas pelos residentes e suas características, como motivação, destinos, meios de transporte e despesas médias. Há informações relativas ao Brasil como um todo, grandes regiões e unidades da Federação.