A Câmara Municipal de Cuiabá, por meio do presidente Chico 2000 (PL), pede que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que aguardam a convocação para cirurgias eletivas, realizem a atualização dos dados cadastrais. No último dia 4 de julho foi dado início ao mutirão de cirurgias eletivas a serem executadas no Pronto-Socorro Antigo, na Capital.
O secretário adjunto de Atenção Hospitalar e Complexo Regulador, Paulo Rós, pontuou que a atualização pode ser realizada em qualquer unidade de saúde ou na Central de Regulação, na Avenida da Prainha, região central de Cuiabá. Entre os procedimentos realizados estão, a retirada de vesícula, cirurgias de hérnia, vasectomia e tratamento cirúrgico de varizes.
“O que a gente está pedindo, é que quem mudou o número de telefone, atualize, só isso. Nós já falamos com mais de mil pessoas para fazer a cirurgia, está andando”, declarou ele, reiterando que todos pacientes passarão por exames antes de serem submetidos a qualquer procedimento cirurgico.
Os recursos para o mutirão são oriundos de emendas impositivas dos parlamentares da Câmara de Cuiabá, que se somadas, chegam a quase R$ 30 milhões, em um ato conjunto, buscando reduzir a fila de espera de pacientes.
A estimativa é de que sejam feitas cerca de 1080 cirurgias por mês, seguindo o Sistema de Regulação (SISREG), sem qualquer discriminação a moradores que não são residentes da Capital. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde vai prestar informações mensalmente aos parlamentares, dando publicidade referente a destinação e execução dos recursos.
As emendas para a Saúde foram aprovadas na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024, que estima a receita total do município em R$ 4,4 bilhões.