A seleção brasileira enfim ‘estreou’ na Copa América na noite desta sexta-feira. Se no empate sem gols com a Costa Rica o Brasil ficou devendo, no Allegiant Stadium, em Las Vegas, os comandados de Dorival Júnior golearam o Paraguai por 4 a 1. Destaque para Vini Jr., que fez dois e foi o melhor em campo. Savinho, novidade na escalação, e Paquetá, que ainda perdeu pênalti, fecharam o placar.
A Seleção Brasileira seguiu com mesmo problema da estreia da Copa América até a metade do primeiro tempo: muita posse de bola, mas com pouca agressividade e eficência para chegar ao ataque. Até que aos 30 minutos, o árbitro marcou pênalti para o Brasil após chute pegar no braço de Cubas.
Paquetá bateu e errou feio. Seria o cenário ideal para uma tragédia, mas pelo contrário. A equipe, aliás, não se abateu e, logo em seguida, recebeu na área e tocou na saída do goleiro. Depois dos 40, Savinho aproveitou o erro da defesa paraguia para ampliar a vantagem. E, no último lance da primeira etapa, Vini Jr, melhor em campo, fez o gol quase na pequena área depois de Alderete afastar mal a bola.
Brasil confirma vitória
Depois de aplicar vantagem de três gols no primeiro tempo, a Seleção voltou em marcha lenta, enquanto o Paraguai bem acelerado. Logo aos dois minutos, Alderete pegou a sobra da entrada da área e soltou a bomba no cantinho de Alisson. Não muito tempo depois, Enciso também chutou forte, mas Alisson, dessa vez, defendeu. Depois disso, a equipe tentou ficar com a bola e controlar o jogo. Aos 19, Lucas Paquetá, que tinha perdido pênalti, converteu para acalmar os ânimos dos adversários.
Assim, o Brasil só admnistrou o resultado. Chegou algumas vezes ao ataque, mas sem tanto perigo. Para aproveitar o momento, Dorival Júnior colocou Endrick e Andreas Pereira para terem rodagem do elenco. E para piorar a situação do Paraguai, Cubas foi expulso após entrada forte em Douglas Luiz.
Como fica?
A vitória encaminhou a classificação brasileira para as quartas de final da Copa América. Com quatro pontos, a Seleção jogará pelo empate na última rodada para carimbar a vaga, mas ainda poderá terminar como líder do Grupo D se ganhar da Colômbia, que tem seis. Já o Paraguai, lanterna com zero pontos, já está eliminado.
O jogão Brasil x Colômbia será na terça-feira, às 22h (de Brasília), na cidade de Santa Clara, nos Estados Unidos. No mesmo dia e horário, o Paraguai cumpre tabela em Austin e enfrenta a Costa Rica, que precisa vencer e secar os brasileiros para se classificar.
PARAGUAI 1 X 4 BRASIL
2ª rodada do Grupo D da Copa América
Data e hora: 28/06/2024, às 22h (de Brasília)
Local: Allegiant Stadium, Las Vegas (EUA)
PARAGUAI: Rodrigo Morínigo; Gustavo Velázquez, Fabián Balbuena, Omar Alderete e Matías Espinoza (Néstor Gimezes, 27’/2ºT); Andrés Cubas, Mathias Villasanti e Bobadilla (Caballero, 38’/2ºT), Almirón (Ramón Sosa, 31’/2ºT), Enciso (Kaku Romero, 26’/2ºT) e Alex Arce (Bareiro, 27’/2ºT). Técnico: Daniel Garnero.
BRASIL: Alisson; Danilo, Éder Militão (Gabriel Magalhães, 40’/2ºT), Marquinhos e Wendell; João Gomes, Bruno Guimarães (Douglas Luiz, 26’/2ºT) e Lucas Paquetá (Andreas Pereira, 33’/2ºT); Rodrygo (Endrick, 33’/2ºT), Vini Jr e Savinho (Raphinha, 26’/2ºT). Técnico. Dorival Júnior.
Árbitro: Piero Maza (CHL)
Auxiliares: Claudio Urrutia (CHL) e Miguel Rocha (CHL)
VAR: Juan Lara (CHL)
Gols: Vini Jr, 34’/1ºT (0-1); Savinho, 42’/1ºT (0-2), Vini Jr, 49’/1ºt (0-3); Alderete, 2’/2ºT (1-3); Lucas Paquetá, 19’/2ºT (1-4)
Cartão amarelo: Balbuena (PAR), Wendell, Paquetá, Militão, Vini Jr (BRA)
Cartão vermelho: Cubas (PAR) (GE/Jogada 10)