O que já estava pouco republicano e com excesso de ataques, na reta final da disputa pelo comando do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de Mato Grosso (Creci-MT), descambou de vez para os ataques verborrágicos.
Candidato da Chapa 1 do Creci-MT, Claudecir Roque Contreras deixou de lado o debate de propostas e assumiu publicamente discurso de ódio racial e gordofobia.
“Vou pedir pra você falar, porque eu vou perder a paciência, com esse preto, gordo, filho da p…”, disparou Contreras, em diálogo áspero, travado em grupo de WhatsApp. O áudio com vídeo está no final da reportagem.
Embora desde 1989 a Lei 7.716 (Lei de Crime Racial) tenha tipificado crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, a injúria passou a ser tipificada na Lei 14.532/ 2023, combinada com a Lei 12.288/2010, que define sobre crimes resultantes de preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Boletim de ocorrência
No mês passado, confronto entre Claudecir Contreras e o candidato Carlos Alberto de Oliveira, seu concorrente, terminou em registro de Boletim de Ocorrência, na Delegacia de Polícia Civil.
Carlos Alberto questionou o funcionamento de uma imobiliária e um escritório, supostamente pertencente à família Contreras, na sede da Delegacia Creci-MT, em Sinop.
Claudecir Contreras entendeu que houve ofensa à sua família e desafiou Carlos Alberto a enfrentá-lo “como homem”. O bate-boca de rede social terminou em registro de B. O. e as investigações da Polícia Civil até hoje não foram concluídas.
Outro lado
A reportagem do portal de notícias Cuiabano News tentou contato com Claudecir Roque Contreras, mas não obteve êxito. O espaço continua aberto para esclarecimentos e a reportagem será atualizada, em caso de contato das partes, para nova versão sobre os fatos.