O Brasil começou a Copa América de maneira decepcionante, empatando por 0 a 0 com a Costa Rica na noite desta segunda-feira no SoFi Stadium, em Los Angeles. O time comandado por Dorival Júnior pressionou, tentou mas parou na retranca costarriquenha, que se defendeu praticamente com oito jogadores dentro da área o tempo inteiro. A Canarinho chegou a balançar as redes com Marquinhos no primeiro tempo, mas o lance foi anulado por posição de impedimento do zagueiro. As equipes somaram o primeiro ponto no Grupo D da competição.

COMO FOI

Foi praticamente ataque contra defesa. O Brasil dominou a posse de bola, mas nem sempre transformou isto em chances claras de gol. A Costa Rica tinha a estratégia clara: se defender com o máximo de jogadores perto da área possível, dificultando a vida dos pontas da Seleção, principalmente Vini Jr., que pouco fez.

O melhor momento do time de Dorival Júnior na partida foi justamente na metade do primeiro tempo, quando Marquinhos balançou as redes em cobrança de falta de Raphinha. O lance, porém, foi anulado por posição irregular do zagueiro.

No segundo tempo, Lucas Paquetá colocou uma bola na trave. O time pressionou na reta final, mas parou na retranca e nas defesas do goleiro Sequeira.

A REAÇÃO DE NEYMAR

Neymar não acreditou na substituição de Vini Jr., que deixou o jogo aos 25 minutos do segundo tempo para a entrada de Endrick. “O Vini?”, perguntou o atacante, assistindo à partida em um camarote com os amigos.

PRÓXIMOS JOGOS DO BRASIL

A Seleção termina a 1ª rodada na 2ª posição do Grupo D. A Colômbia, que venceu o Paraguai por 2 a 1, lidera a chave. Apenas os dois primeiros se classificam.

O Brasil volta aos gramados na próxima segunda-feira, às 22h (de Brasília), para enfrentar o Paraguai, em Las Vegas.

FALA, JOGADOR!

Marquinhos: “Agora é momento de sermos sinceros com nós mesmos, queríamos uma vitória, plano de jogo seria esse, eles esperando erro pra contra-atacar uma bola longa, tivemos perde pressiona, soubemos neutralizar. ofensivamente soubemos criar, campo pequeno facilita a defesa, deixa mais compacta e dificulta a parte ofensiva. é ser sincero com nos mesmos, criar alternativas para criar chances, fazer gol, resultados são importantes nesta competição, pontos deixamos no começo podem complicar no final. ver o que fizemos de bom, estreia gera ansiedade maior. Buscar uma vitória.”

Lucas Paquetá: “Fizemos um grande jogo, lutamos até o final, eu mesmo tive umas três chances, ficamos frustrados por não vencer, mas sai com confiança, lutamos. é treinador, trabalhar melhor pra definir essas jogadas em gol e sair com as vitórias. A gente fez o que tinha de ser feito, criamos jogadas, não foi um resultado que não criamos, a gente fez nosso jogo, temos de melhorar finalização eu particularmente e outros jogadores pra que a gente possa vencer.”

INVICTO, MAS…

Dorival Júnior segue sem perder no comando da Seleção. São cinco jogos, com duas vitórias e três empates. Essa, porém, foi a primeira vez que o Brasil empatou com a Costa Rica na história do confronto.

DEU CONFUSÃO

Vini Jr. se envolveu em uma discussão na reta final do primeiro tempo. O lance foi antes de uma cobrança de escanteio, quando o camisa 7 estava sendo segurado por Mitchell, zagueiro da Costa Rica, e reagiu dando um tapa no peito do adversário. Logo, outros jogadores se aproximaram e separaram os dois. (GE)