O Athletico empatou em 1 a 1 com o Corinthians, nesse domingo (dia 23) à tarde, na Ligga Arena, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou com 19 pontos, na 5ª posição, 5 pontos atrás do líder Flamengo. A equipe paulista está na 18ª colocação, dentro de zona de rebaixamento, com 8 pontos.
O jogo repetiu o drama vivido pelo Athletico contra o Flamengo, no domingo passado, e também na quarta-feira, contra o Botafogo. Nesses três jogos, o Furacão saiu na frente e levou o gol de empate (em jogada de bola parada) nos acréscimos.
Após o apito final, a torcida ficou irritada e a Arena foi tomada pelos gritos de ‘vergonha, vergonha!’.
Na próxima rodada, o Athletico enfrenta o Cruzeiro, quarta-feira (dia 26) às 19 horas, no Mineirão.
Fases
O Corinthians completou 5 partidas sem vencer (3 empates e 2 derrotas). O Athletico soma agora 1 vitória, 3 empates e 3 derrotas nos últimos 7 jogos.
Desfalques no Athletico
As baixas no Athletico eram o atacante Pablo (suspenso por três cartões amarelos), o volante Felipinho (virose), o ponta Canobbio (Copa América) e o goleiro Bento (Copa América).
Escalação do Athletico
O técnico Cuca só fez uma mudança em relação ao último jogo, com a volta de Madson, recuperado de virose, no lugar de Leo Godoy na lateral-direita.
Esquema tático
Contra o Botafogo, Cuca usou o esquema tático 5-4-1, com Esquivel como zagueiro e Cuello na lateral-esquerda. Dessa vez, porém, o treinador voltou ao tradicional 4-2-3-1, com Esquivel na lateral-esquerda. A linha de três tinha Nikão (direita), Christian (centro) e Cuello (esquerda).
Escalação do Corinthians
As baixas no Corinthians eram Yuri Alberto (suspenso), Carlos Miguel (lesão), Fagner (lesão), Félix Torres (Copa América), Romero (Copa América), Ruan Oliveira (lesão), Diego Palacios (lesão) e Pedro Henrique (lesão)
Primeiro tempo
O primeiro tempo domínio do Athletico, que contou com forte apoio dos laterais e boas jogadas ofensivas de Fernandinho. O Corinthians teve dificuldades para se encontrar no jogo, mas levou perigo em quatro ataques, aproveitando os espaços deixados pelos laterais adversários. Depois de 12 finalizações – cinco delas perigosas, o Furacão anbriu o placar aos 44, em cruzamento da intermediária de Esquivel e cabeceio de Christian.
Segundo tempo
No segundo tempo, o Corinthians avançou e conseguiu equilibrar o jogo. Aos 19, Cuello acertou o travessão com um chute de fora da área. Aos 26, as primeiras substituições no Athletico, com as entradas do volante Gabriel e do ponta Julimar. O Furacão conseguiu amarrar o jogo e administrar o placar. Aos 38, saiu Mastriani e entrou o meia Zapelli. Aos 42, entraram o centroavante Di Yorio e o meia Zé Vitor.
Empate no fim
O jogo era controlado e parecia caminha para a vitória do Athletico. No entanto, o filme dos dois jogos anteriores se repetiu. Aos 46, falta para o Corinthians. Garro cobrou no travessão e Cacá (ex-Athletico) aproveitou o rebote: 1 a 1. Para piorar, aos 47, o Furacão teve a chance do gol da vitória, mas Zapelli perdeu de forma bizarra, com a meta vazia.
Estatísticas
Nos 90 minutos, o Athletico teve 55% de posse de bola, 20 finalizações (7 certas) e 84% de precisão nos passes. O Corinthians terminou com 15 arremates (6 certos) e 84% de precisão nos passes. Os dados são do WhoScored.
ATHLETICO 1×0 CORINTHIANS
Athletico: Leo Linck; Madson, Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Erick (Gabriel) e Fernandinho; Nikão (Julimar), Christian (Zé Vitor) e Cuello (Di Yorio); Mastriani (Zapelli). Técnico. Cuca
Corinthians: Matheus Donelli; Léo Mana (Matheuzinho), Cacá, Caetano e Hugo (Matheus Araújo); Breno Bidon e Raniele; Gustavo Mosquito (Igor Coronado), Rodrigo Garro e Wesley (Kayke); Pedro Raul (Arthur Sousa). Técnico: António Oliveira
Gol: Christian (44-1º)
Cartões amarelos: Pedro Raul (C). Fernandinho, Di Yorio (A).
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Público: 34.682 total
Local: Ligga Arena