O pré-candidato a prefeito de Diamantino, Francisco Ferreira Mendes Júnior, conhecido como Chico Mendes, se reuniu com produtores rurais do município para discutir o cenário rural e fortalecer os laços com o setor. O encontro ocorreu na última quinta-feira (13), em um armazém da região, conseguindo reunir figuras importantes do agronegócio local e marcou um passo significativo na pré-campanha de Mendes, que busca se consolidar como um representante legítimo do agro em Diamantino.

Em fotos postadas nas redes sociais, Chico Mendes destacou a importância do agronegócio para o estado de Mato Grosso. “Entendo a importância do agro para o estado e falar com quem vive e respira essa realidade todos os dias, assim como eu, nos dá uma perspectiva sobre os desafios e oportunidades do setor”, afirmou o pré-candidato.

A reunião contou com nomes de peso na produção agrícola de Diamantino, e foi considerada histórica por muitos dos presentes. Pela primeira vez, o setor agro se uniu para possivelmente escolher um nome para chamar de seu representante.

Segundo o site Exame, Diamantino está entre as 100 cidades mais ricas do agronegócio brasileiro em 2023, ocupando a 10ª posição, com cerca de R$ 5.831.472,00 de Valor Bruto da Produção (VBP) em 2022. O levantamento, feito a partir do valor bruto da produção em lavouras brasileiras no ano passado, mostra que 40% desse valor provém do Mato Grosso, evidenciando a força do estado no cenário agrícola nacional.

De acordo com informações apuradas, as fazendas do grupo Mendes, conhecidas pela diversidade de suas plantações, são responsáveis pelo cultivo de soja, milho, feijão e gergelim. Essa diversidade é um exemplo da robustez e da adaptabilidade do agronegócio local.

Com essa movimentação, Chico Mendes apresenta um projeto de diálogo e desenvolvimento para o setor em Diamantino. A união do agro em torno de sua pré-candidatura é um sinal claro de que os produtores rurais estão em busca de representatividade e de políticas que impulsionem ainda mais o crescimento da agricultura na região.