O Operário-PR viveu uma noite histórica nesta sexta-feira, venceu o Santos por 1 a 0 no Germano Kruger, em Ponta Grossa, e entrou no G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro na décima rodada. O gol de William Machado, ainda no primeiro tempo, valeu o resultado e impôs a quarta derrota seguida ao Peixe, numa crise cada vez mais profunda na competição – um time sem inspiração e que coloca o emprego do técnico Fábio Carille em risco. Furch até empatou no último minuto, mas o gol foi anulado por impedimento após análise do VAR.

Primeiro tempo

O Operário-PR fez valer o fator casa neste primeiro tempo. Em um jogo de bastante marcação, imposição física e também muitos erros, o Fantasma chegou ao primeiro gol em um erro coletivo da defesa santista: Pedro Lucas cobrou falta na área, Gil e Joaquim subiram juntos para desviar errado e, de costas para a bola, Pituca não conseguiu evitar o drible e o chute de Willian Machado. Brazão, para completar, ainda saiu do gol e viu a bola passar pelo meio das pernas. Com o lateral Hayner improvisado na ponta direita, o Peixe errou 40 passes, e o Operário, 42.

Segundo tempo

O Santos fez mexidas ao longo da segunda etapa e melhorou quando Otero, Guilherme e Furch passaram a comandar o ataque. Ainda assim, o Operário pareceu sempre acima fisicamente e se impôs quando quis, assustando o Peixe em algumas escapadas e até acertando a trave em chute de Jacy. Na base do “abafa”, o time de Fábio Carille pressionou nos minutos finais, teve uma cabeçada de Joaquim no travessão e um gol anulado de Julio Furch, por impedimento, após análise do VAR. Lance que decidiu o jogo e foi comemorado como um título pela comissão técnica do Operário.

Como fica?

A vitória leva o Operário aos 18 pontos, em segundo lugar, mas podendo perder posições até o fim da rodada. O Santos fica em sexto, com 15, ultrapassado pelo próprio rival paranaense, e pode cair ainda mais a depender dos outros resultados do fim de semana.

Próximos jogos

O Operário volta a campo já na próxima segunda-feira para enfrentar a Chapecoense, às 21h (de Brasília), na Arena Condá. O Santos recebe o Goiás na quarta-feira, às 19h, na Vila Belmiro. Os dois jogos são válidos pela 11ª rodada da Série B. (GE)