A Região Metropolitana de Cuiabá está em alerta para a possibilidade de tempo seco até a próximo sábado (15), segundo informações divulgadas pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), vinculado ao Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), nesta terça-feira (11).
Conforme o órgão, uma massa de ar seco deve deixar os índices de umidade relativa do ar abaixo de 30%. Neste casos, a instituição traz uma série de recomendações, entre elas aumentar a hidratação.
Nos cinco últimos anos, em diferentes períodos entre os meses de junho até setembro (de cada ano), Cuiabá e Várzea Grande já registaram “estiagem de deserto”, ou seja, seca abaixo de 20%, em umidade reletiva do ar.
Emissão de alertas
Os moradores da Capital mato-grossense e demais municípios da Baixada Cuiabana, após o próximo sábado (14), podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos, principalmente pela Defesa Civil de Mato Gorsso. Passada a seca extrema, o choque térmico quase sempre provoca chuvas fortes.
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência; ou pelo telefone (65) 3613 – 4465, no horário comercial. O serviço não tem custo.
Recomendações:
- Hidrate-se durante o dia; ⠀
- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;⠀
- Evite frituras; ⠀
- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água; ⠀
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas; ⠀
- Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante; ⠀
- Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
- Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Em caso de incêndio avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar de Mato Grosso (190).