Mantida com o auxílio de voluntários, a Associação Lunaar, com sede em Cuiabá, encontrou um meio de angariar recursos financeiros para o projeto e de quebra ajudar o meio ambiente, com a arrecadação de frascos de desodorante de alumínio, que são vendidos para cooperativas de reciclagem e tem o valor revertido em verbas para custeio de parte das despesas da ONG. Entre os mais de 250 pontos de coletas espalhados por toda a cidade está o Shopping Estação Cuiabá.
“Por ser um local de grande movimentação de pessoas, acreditamos que um ponto de coleta de frascos no Shopping Estação é de extrema importância para nós, pois a venda do montante arrecadado nos ajuda no custeio de parte da ração, castração e alimentação de animais abandonados e em situação de risco acolhidos pela associação”, revela a diretora da Lunaar, Waldina Cayres.
A associação Luta e União de Amigos para Animais em Risco (Lunaar) nasceu em 2017 quando Tainá Marques, então acadêmica de Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso, reuniu amigos, estudantes e familiares com o intuito de amparar os gatos que vivem nas áreas da universidade. Atualmente o projeto luta pelos cuidados de cerca de 800 gatos e 50 cachorros em situação de risco.
O apoio a projetos sociais do Estado é um dos escopos do Shopping Estação Cuiabá. “Temos parceria com algumas ONGs que cuidam de animais resgatados, entre eles o Projeto Lunaar, onde atuamos como pontos de coleta para recebimento para esses frascos, que tem os valores revertidos aos animais de rua resgatados. Os coletores estão localizados em frente a Americanas, no piso L2 e em frente a Natura, no piso L1. Sem esquecer ainda que em todo segundo sábado do mês acontece o Estação Pet, evento de adoção de animais realizada pelo Shopping em parceria com diversas ONGs”, destaca o Gerente de Marketing do Shopping, Deucimar Serra.
Os animais socorridos pelo Lunnar são encaminhados as clínicas veterinárias e recebem consultas, exames e internações para tratamento de doenças e castrações, o que gera custos ao projeto, que sobrevive de doações. Lembrando que existem outras formas de ajudar o Projeto, seja através de doações de medicamentos, rações e produtos de limpeza; ajuda financeira; apadrinhamento de castrações; tornando-se um “sócio” da Lunaar, pelo nosso Instagram ou comprando um número das rifas vendidas pela ONG.