Enquanto calcula prejuízos e projeta reformas para Beira-Rio e CT, o futebol do Inter se prepara para um retorno atípico depois de um mês sem entrar em campo. Ainda sem uma casa fixa, o time gaúcho poderá ter pelo menos seis jogos como mandante longe de Porto Alegre. O técnico Eduardo Coudet projeta uma “etapa difícil” pela frente.

O primeiro local a receber o time gaúcho será a Arena Barueri, município a 70 quilômetros de Itu, local onde o grupo colorado tem realizado os treinamentos. O duelo direto com o Belgrano pela Copa Sul-Americana acontece às 21h30 de terça-feira.

O Inter tem outros dois lugares acertados para sediar os seus jogos: o Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, onde enfrentará o Delfín pelo torneio continental, e o Heriberto Hulse, em Criciúma, palco do confronto com o São Paulo pelo Campeonato Brasileiro.

As demais partidas “em casa” seguem sem local e datas definidos. O departamento de futebol discute alternativas e prioriza retorno ao Rio Grande do Sul assim que possível.

Itinerante, o Inter percorrerá 15 mil quilômetros em 20 dias somando compromissos como mandante e visitante. O cenário que está por vir preocupa o técnico Eduardo Coudet.

– A verdade é que vai vir um tempo difícil, porque vamos jogar seis jogos em 20 dias, até onde a gente pode saber. Vamos ter que fazer mais de 15 mil quilômetros e nunca vamos jogar na nossa casa, no Beira-Rio. Vai ser uma etapa difícil – declarou Coudet à RBS TV.

O período estimado para voltar a sediar jogos no Beira-Rio é de 60 a 90 dias. Na projeção otimista, os gaúchos teriam sua casa à disposição em meados de julho, na reta final do primeiro turno do Brasileirão.

Por outro lado, se o prazo estender a três meses, o estádio só ficaria apto na metade de agosto, já no returno do campeonato e em meio ao mata-mata da Sul-Americana. A CBF ainda não confirmou as datas da terceira-fase da Copa do Brasil contra o Juventude.

A instituição ainda avalia os prejuízos no Beira-Rio, mas já prepara o replantio da grama de inverno para esta semana. A expectativa é ter o campo de jogo em condições em até 45 dias. Por outro lado, a previsão para a recuperação do CT Parque Gigante é de 120 dias.

Como afago para os colorados, a certeza é que Coudet escalará pela primeira vez o trio Alan Patrick, Borré e Valencia. Há dúvidas em outros setores. O elenco está no resort em Itu há uma semana, e todos os trabalhos táticos ocorreram com portões fechados, sem indicativos de escalação.

O período sem jogos permitiu ao departamento médico recuperar atletas e entregar grupo completo à comissão técnica, exceção feita ao goleiro Ivan. Lucca e Wanderson ainda aprimoram a parte física.

Um possível time do Inter, ainda com incertezas em algumas posições: Rochet; Bustos, Vitão, Mercado (Fernando) e Renê; Thiago Maia (Fernando), Aránguiz (Bruno Henrique), Alan Patrick e Mauricio (Wesley); Valencia e Borré.

Próximos jogos do Inter como mandante:

  • Inter x Belgrano: Arena Barueri, em Barueri – 28/05 (Sul-Americana)
  • Inter x Delfín: Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul – 08/06 (Sul-Americana)
  • Inter x São Paulo: Heriberto Hulse, em Criciúma – 13/06 (Brasileirão)
  • Inter x Corinthians: a definir (Brasileirão)
  • Inter x Atlético-MG: a definir (Brasileirão)
  • Inter x Vasco: a definir (Brasileirão)

(GE)