O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) assinou o contrato de concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, a 62 quilômetros de Cuiabá, nesta quarta-feira (22). O órgão havia prorrogado o prazo de assinatura para analisar os termos da apólice, conforme divulgou na semana passada. A empresa Parques FIP venceu a licitação e irá administrar o local pelos próximos 30 anos.

A assinatura do documento de concessão ocorreu durante evento em comemoração ao Dia Internacional da Biodiversidade, nesta quarta, realizado na sede do ICMBio, em Brasília (DF). O evento contou com a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. A concessão inclui o custeio de ações de apoio a conservação, proteção e gestão do parque pela Parques FIP. Com a assinatura do contrato, devem ser iniciadas as obras previstas, com investimentos na infraestrutura do parque nos próximos 30 anos.

“Em 2024, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães completou 35 anos e a assinatura do contrato de concessão representa a concretização de mais uma importante etapa da gestão da unidade de conservação”.

O leilão de concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães ocorreu no dia 2 de fevereiro de 2024, na Bolsa de Valores de São Paulo. A B3 e venceu o certame com a proposta de R$ 926 mil.

(HNT)