A SAF do Cruzeiro mudou de mãos. De Ronaldo para Pedro Lourenço. E o novo gestor deu indícios de que o clube será um pouco mais agressivo no mercado de contratações de julho, ainda que a busca seja por nomes pontuais neste primeiro momento.
Na coletiva que marcou anúncio da transferência da SAF, Pedro Lourenço disse que o clube seguirá de olho no orçamento feito ainda pela equipe de Ronaldo para 2024, mas que “excederá” o planejamento em busca de oxigenar o time para o restante da temporada.
“O Gabriel (Lima, CEO) já tem uma cultura do planejamento do ano, mas nós vamos ter que exceder. Vamos manter o planejamento, mas, quando abrir a janela, vamos dar uma oxigenada no clube e vamos aumentar o caixa do Gabriel.”
Pedro Lourenço, na condição de investidor, estava muito próximo da gestão de Ronaldo Fenômeno desde o ano passado. Agora, com “a caneta na mão”, o empresário quer reforçar o time justamente para evitar o aperto que a equipe passou em 2023, quando escapou do rebaixamento já na reta final do Brasileirão. “Prioridade A” é comprar Matheus Pereira.
– O que nós temos que fazer é reforçar o time, melhorar o nível, como o Ronaldo melhorou do ano passado para esse ano. Às vezes não acontece o título, a gente estava com o título (do Mineiro) praticamente garantido e escapou.
“Tem que ter os nomes pontuais para reforçar o time e a gente não passar aquele sufoco que passamos ano passado. O Alexandre já está trabalhando nisso. Vamos tentar beliscar alguma coisa.”
O principal responsável pelas contratações do Cruzeiro será Alexandre Mattos, que deixou o América-MG diante do convite de Pedro Lourenço. Ao lado dele estará Pedro Junio, filho de Lourenço.
– A nossa esperança é que a gente passe da fase de grupos da Sul-Americana para avançar. Tivemos resultados ruins nesses primeiros jogos, com time relativamente fracos. O futebol você pensa uma coisa e não dá certo. Esperamos vencer os próximos três jogos e classifiquemos, isso vai dar uma receita e é o que a gente está esperando.