Foram apenas três rodadas do Campeonato Brasileiro. No entanto, o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aponta as chances de rebaixamento e até quem será o grande campeão. Aliás, os grandes destaques são Flamengo e Corinthians.
Afinal, de acordo com os matemáticos da UFMG, o Corinthians tem 43% de chances de rebaixamento para a Série B. O estudo aponta ainda a probabilidade de 21,5% de chance de classificação para a Copa Sul-Americana, 2,7% para chegar a Copa Libertadores e apenas 0,001% para ser campeão brasileiro.
Aliás, dos times considerados grandes do futebol brasileiro, o Timão é o que mais corre risco de queda conforme o estudo realizado pela UFMG.
Vale ressaltar que, para as contas, não são analisados apenas no que acontece no momento no Brasileirão. Eles verificam também o que o clube fez até agora na temporada.
“As probabilidades de título, classificação, rebaixamento etc. publicadas neste site são obtidas com base nas probabilidades de vitória, empate e derrota calculadas para cada um dos jogos ainda não realizados do campeonato em questão”, explica o Departamento de Matemática da respeitada UFMG. (Jogada 10)