Não foi nada fácil, mas o Grêmio superou o Cuiabá por 1 a 0 na Arena, na noite de deste sábado, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol da vitória foi marcado por Cristaldo, artilheiro gremista na temporada, aos 42 minutos do primeiro tempo. O Tricolor ganhou a segunda consecutiva e deu um salto na tabela, enquanto o Dourado segue sem pontuar e amarga a lanterna da competição.
Opostos na tabela
O Grêmio vence a segunda partida consecutiva e assume provisoriamente a vice-liderança do Campeonato Brasileiro, com seis pontos. Com um jogo a menos na tabela, o Cuiabá segue sem pontuar e ocupa a lanterna da competição.
Acidentes de trabalho
Alan Empereur, do Cuiabá, precisou ser substituído após sofrer um choque de cabeça com Gustavo Martins, do Grêmio, e ficar com um “galo” enorme na testa. O lance ocorreu aos 15 minutos do primeiro tempo. O zagueiro recebeu atendimento médico fora do campo e chegou a voltar para o jogo, mas não resistiu e foi substituído logo depois por Gabriel.
Posteriormente, Empereur recebeu atendimento médico na ambulância do estádio e foi encaminhado a um hospital para realizar exames. A comissão técnica do Cuiabá informou que a substituição foi feita seguindo o protocolo de concussão, novidade no regulamento do Brasileirão que permite uma troca extra para os dois times, além das cinco habituais.
Uma pancada na cabeça também tirou o garoto Zé Guilherme da partida. O lateral-esquerdo do Grêmio se chocou com o zagueiro Marllon, do Cuiabá. A disputa de bola ocorreu no primeiro lance do segundo tempo. Zé levou a pior e apresentou sangramento no local. Minutos depois, deu lugar a Fábio.
Artilheiro e decisivo
Mesmo com uma decisão no horizonte pela Libertadores, Cristaldo iniciou entre os titulares e novamente foi determinante para a vitória do Grêmio. O meia marcou no fim do primeiro tempo, após cruzar na área à procura de JP Galvão. A bola passou pelo centroavante e pelo zagueiro e encontrou as redes de Walter. O argentino é o artilheiro isolado do Grêmio na temporada, com oito gols.
O Grêmio enfrentou dificuldades para se impor na Arena. Competitivo, o Cuiabá preencheu o meio-campo, cedeu poucos espaços e criou as melhores oportunidades do primeiro tempo. Matheus Alexandre chutou rente a trave, e Jonathan Cafu exigiu uma defesa difícil de Marchesín. O Tricolor cometia erros e pouco incomodava Walter. Até a estrela de Cristaldo brilhar. O argentino suspendeu na área à procura de Galvão. A bola passou pelo centroavante, que enganou Walter no movimento, e morreu no fundo do gol.
Com a vantagem no placar, o Grêmio melhorou depois do intervalo e assumiu o controle do jogo. Soteldo, aos seis, Villasanti, aos 11, e João Pedro, aos 13, levaram perigo à meta de Walter. O time gaúcho perdeu força ofensiva com as trocas promovidas por Renato, especialmente a saída de Cristaldo, destaque da partida. O Cuiabá se soltou, trocou passes no campo de ataque, mas apresentou um repertório curto. Na base do chuveirinho, Derek ganhou de Rodrigo Ely pelo alto e quase empatou aos 46. O Tricolor segurou o ímpeto do rival e garantiu os três pontos. (GE)