Deu Fluminense no primeiro clássico carioca do Brasileirão-2024. Com gols de Ganso e Martinelli, um em cada tempo, o Tricolor derrotou por 2 a 1 o Vasco na tarde deste sábado (20), no Maracanã. Vegetti descontou. O clássico teve polêmica no primeiro tempo, quando os cruz-maltinos reclamaram de pênalti após toque de mão de Manoel dentro da área.

Com o resultado, o time comandado por Fernando Diniz chega a quatro pontos, pulando provisoriamente para a setima colocação. Por outro lado, o Cruz-Maltino segue estacionado nos três pontos, em 13º na tabela.

As equipes mostraram equilíbrio nas ações até os dez minutos, quando Marcelo fez passe espetacular na cabeça de Ganso, que nem precisou subir – Maicon só ficou olhando a bola e não foi para o combate. Em vantagem no placar, o Fluminense tentou envolver o Vasco com troca de passes no ataque. Mas aos 14, veio o grande lance pôlemico da partida. Após bola levantada à meia-altura na área, Vegetti mandou de primeira para o gol e a bola bateu na mão de Manoel. Os jogadores cruz-maltinos pediram pênalti, mas o VAR não viu pênalti.

Marquinhos busca superar marcação cruz-maltina durante ataque tricolor – Foto: Marcelo Gonlalves/Fluminense

O Fluminense seguiu com mais posse e nas vezes em que perdia a bola, mantinha os jogadores no campo ofensivo. Cano teve chance de ampliar, mas errou na pontaria. Por outro lado, o Vasco buscava tirar o espaço à espera de uma bola para contragolpear. Na reta final, o time teve oportunidades com Vegetti e Piton.

Vasco muda da água para o vinho, mas Flu vence

As equipes voltaram frenéticas para a etapa final. Aos sete minutos, Martinelli iniciou contra-ataque e no complemento da jogada chutou no canto para ampliar. O Cruz-Maltino, aliás, abriu o meio-campo com mexidas no intervalo, ficando com mais atacantes do que marcadores. Assim, Hugo Moura recebeu bola na intermediária e levantou na área para Vegetti cabecear firme – a bola bateu no travessão e entrou.

Aos 29, David recuperou a bola após falha da defesa e deu bonito passe para Vegetti, que invadiu a área tricolor e bateu na saída de Fábio. A arbitragem, porém, apontou impedimento. Pouco antes, Marquinhos havia acertado o travessão de Léo Jardim. Na reta final, o Vasco partiu para cima e deixou espaços para jogadas do Tricolor. Léo Jardim salvou o time com duas grandes defesas. Aos 50′, logo depois de John Kennedy perder ótima oportunidade de matar o jogo, Clayton poderia ter igualado o placar, mas desperdiçou chance inacreditável. Na tentativa de driblar o goleiro Fábio, chutou para fora.

FLUMINENSE 2X1 VASCO

Brasileirão-2024 – Terceira rodada

Data: 20/04/2024 (sábado)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Público e Renda: 25.842 presentes (23.123 pagantes) / R$ 1.443.877,50

FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Manoel, Felipe Melo (Antônio Carlos, intervalo) e Marcelo; André, Martinelli e Ganso (Lima, 28’/2ºT); Marquinhos (Douglas Costa, 42’/2ºT), Arias e Cano (John Kennedy, 42’/2ºT). Técnico: Fernando Diniz.

VASCO: Léo Jardim; Paulo Henrique, Maicon, Léo e Lucas Piton; Sforza (Zé Gabriel, 25’/2ºT), Mateus Carvalho (Hugo Moura, intervalo) e Galdames (Erick Marcus, intervalo); Rossi (Rayan, intervalo), David (Clayton, 48’/2ºT) e Vegetti. Técnico: Ramón Diaz
Gols: Ganso, 10’/1ºT (1-0); Martinelli, 7’/2ºT (2-0); Vegetti, 10’/2ºT (2-1)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes:
 Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Rodolpho Toski Marques (Fifa-PR)
Cartão Amarelo: Felipe Melo, Ganso, André, Lima (FLU); Mateus Carvalho, Galdames, Zé Gabriel, Vegetti, Hugo Moura (VAS);
Cartão Vermelho: –

(Jogada10)