O Cruzeiro anunciou a contratação de Fernando Seabra como novo treinador. Ex-técnico interino do clube na reta final do Brasileiro e também do Sub-20, o profissional de 46 anos assina com a Raposa até o fim do ano. Ele assume a vaga do demitido Nicolás Larcamón. Seabra comandou o treino desta terça à tarde na Toca da Raposa.
Seabra foi cotado para assumir o time profissional no fim do Campeonato Brasileiro de 2023, mas o Cruzeiro optou por contratar o argentino Nicolás Larcamón. O treinador deixou o Cruzeiro, oficialmente, no fim de janeiro, após o vice-campeonato na Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Fernando se transferiu para São Paulo, onde passou a comandar o Bragantino Sub-23, assinando contrato até o fim de 2025. Por lá, foram 15 jogos, com oito vitórias. Lá, parou nas quartas de final da Série A3 do Paulistão.
O Cruzeiro corre contra o tempo para ter Fernando Seabra disponível na Conmebol Sul-Americana. Nesta quinta-feira, às 21h (de Brasília), o time mineiro enfrenta o Alianza, da Colômbia, no Mineirão, pela segunda rodada do Grupo B da competição.
O treinador precisa ter o nome publicado no BID e ter uma habilitação, pelo menos que provisória, para comandar o time na disputa internacional. Até a última atualização, Seabra tinha a Licença B da CBF. Se não conseguir a licença, Paulo Autuori, que exerce o cargo diretivo na Toca, deverá assinar a súmula como técnico.
Fernando Seabra atuou na Toca da Raposa por quase dois anos. Com a equipe Sub-20, disputou 91 jogos, com 57 vitórias, 18 empates e 16 derrotas. Seabra conquistou o Campeonato Mineiro e a Copa do Brasil Sub-20 no ano passado, ganhando destaque também por fazer parte da comissão técnica interina do time profissional nos últimos seis jogos do Brasileirão.
Em parceria com Paulo Autuori, ele conseguiu duas vitórias e quatro empates dirigindo o Cruzeiro. Com os resultados, o time conseguiu permanecer na Série A e vaga na Sul-Americana 2024.
Apesar de o experiente Paulo Autuori ter assumido o time como técnico naquele momento, Fernando Seabra participou ativamente dos treinamentos. Nos jogos, era quem estava à frente da equipe, na área técnica.
Carreira de Fernando Seabra
Esta será a segunda chance concreta do treinador em uma equipe profissional. A carreira de Fernando Seabra foi, majoritariamente, construída nas categorias de base no futebol paulista.
Ele trabalhou no RB Brasil e foi coordenador de base do Corinthians por dois anos. Na base, ainda comandou o Sub-17 do Athletico-PR e, antes de chegar ao Cruzeiro, comandou o Sub-20 do Desportivo Brasil, assumindo também por um tempo o comando do time principal da equipe no Paulista A-3.
Fernando Seabra é bacharel em esportes pela USP, mestre em metodologia de análise de jogo (USP em 2010) e tem estudo publicado no International Journal of Performance Analysis in Sports. (GE)