Datas comemorativas nos fazem refletir sobre passado, presente e futuro. Quando é o aniversário da cidade em que vivemos, vem um pensamento sobre como estamos e o que queremos para nós e para a nossa cidade tão calorosa e acolhedora.
O desejo, logicamente, é morar em um lugar próspero, que gere oportunidades para todos com qualidade de vida. Para isso, precisamos de uma cidade em que as áreas comerciais facilitem a integração de lojas físicas e digitais, com estrutura e capacidade para instalação de tecnologia e incentivo para jovens empreendedores. A construção deste futuro é um dos maiores presentes que Cuiabá merece ganhar na celebração dos seus 305 anos.
O objetivo é desenvolver uma cidade inteligente para estimular a experiência de compra integrada que facilite a jornada do consumidor e permita mais interação com a loja em vários canais de maneira consistente.
Neste contexto, o apoio à digitalização de pequenas e médias empresas é crucial para acessar linhas de crédito e oportunidades de treinamentos para competir no mercado global, a grande concorrência na atualidade. Assim, a economia local sai fortalecida, tornando a nossa capital mais relevante e atraente para consumidores e turistas, especialmente com a revitalização da região do Centro Histórico.
Outro ponto imprescindível para o avanço das empresas é inserir a Inteligência Artificial em seus processos. Ela dará ao comércio campo livre para melhorar aspectos como a personalização da experiência do cliente, com base no perfil e no histórico de compras e comportamentos, além da automação de processos, segurança de prevenção contra fraudes, controle de estocagem de produtos e outras funcionalidades que só tendem a aumentar as margens de lucro e fomentar o crescimento das companhias.
É fundamental que o empresário não renegue esta realidade que se aproxima de forma cada vez mais célere. Até porque, mais do que não evoluir, ignorar as potencialidades da I.A. e deixar de explorar essa realidade se traduzirá, fatalmente, em perda do poder de competitividade e de grandes chances de crescimento. O empreendedor precisa ter em mente que a tecnologia é uma aliada poderosa, e não uma inimiga.
Na nossa Cuiabá Cidade Verde a tecnologia, a inovação e a sustentabilidade devem ser pilares para o desenvolvimento e que sustentarão o crescimento e prosperidade do comércio, beneficiando empresários, colaboradores e a comunidade de uma forma geral com mais geração de empregos e arrecadação impostos, que se converte em avanços em saúde, segurança e educação. Esse círculo virtuoso contribuirá, ainda mais, para o fortalecimento da paixão dos cuiabanos pela nossa terra, tornando a no melhor lugar para empreender e morar.
Junior Macagnam é presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), empresário e empreendedor.
Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias Cuiabano News