O Atlético é pentacampeão mineiro de futebol. O alvinegro venceu o Cruzeiro, de virada, por 3 a 1, e levantou o caneco diante do Mineirão lotado com mais de 60 mil cruzeirenses. Saravia, Hulk e Scarpa fizeram os gols do Galo, com Mateus Vital marcando para o time celeste.
Os gols da partida foram todos marcados no segundo tempo da partida. Vital fez de cabeça depois de um cruzamento milimétrico de Matheus Pereira. Saraiva empatou para o Galo de cabeça, depois de lançamento perfeito de Otávio.
O Galo virou a partida com um pênalti marcado pelo VAR, quando Lucas Silva tocou de mão com a bola na área, depois de um cruzamento feito por Igor Gomes. Hulk bateu e fez.
No fim, Scarpa marcou o terceiro gol depois de um grande contra-ataque do Galo puxado por Paulinho. Ele driblou o goleiro e bateu de direita.
O jogo
A primeira chegada do jogo foi do Cruzeiro, Mateus Vital bateu falta para área falta, aos três minutos, e Everson tirou a bola de soco para fora da área.
O Galo respondeu aos seis minutos. Hulk bateu falta da intermediária, a zaga afastou o perigo, e Arana pegou de primeira de fora da área, e mandou ao lado do gol.
No minuto seguinte, a primeira chance clara de gol da partida. Fuchs lançou para Paulinho, o atacante caiu de frente para Cabral, mas mandou a bola por cima do gol. Perdendo uma boa chance para o Galo.
Aos 18 minutos, Zaracho tabelou com Paulinho na esquerda. O atacante cruzou, Zé Ivaldo interceptou a bola e Rafael Cabral saiu para a defesa.
Três minutos depois, Alan Franco dominou ana intermediária e lançou para Paulinho, o atacante recebeu pelo alto e bateu de primeira, à direita do gol de Rafael Cabral.
O Cruzeiro atacou novamente somente aos 33 minutos. Zé Ivaldo saiu da defesa, avançou ao ataque e arriscou para o gol. A bola foi à direita de Everson.
Três minutos depois, falta na beirada da área para o Cruzeiro. Matheus Pereira bateu rasteiro, por baixo da barreira e a bola passou muito perto da meta de Everson.
Com 44 minutos, o Cruzeiro chegou com perigo. Matheus Pereira foi lançado pela esquerda e cruzou para a área. Everson saiu e tirou a bola do caminho de Dinneno.
Segundo tempo
Com três minutos do segundo tempo, Paulinho teve mais uma nova grande chance de abrir o marcador. Ele ganhou de Neris na corrida, entrou na área e na hora de servir Hulk, o defensor cruzeirense chegou a tempo de se recuperar e mandar para escanteio.
O Cruzeiro foi em busca do primeiro gol e ele saiu aos seis minutos. Arthur Gomes ajeitou para Matheus Pereira, o meia dominou dentro da área, girou e mandou na cabeça de Mateus Vital. O meia cabeceou com estilo para o fundo das redes. Explosão no Mineirão. 1 a 0.
O Atlético foi para cima em busca do empate e ele saiu aos 20 minutos. Otávio lançou para área, Saraiva apareceu como surpresa e cabeceou de costas para o gol, por cima de Rafael Cabral. 1 a 1.
Com 28 minutos, o juiz, com auxílio do VAR, marcou pênalti para o Atlético. Igor Gomes foi cruzar, Lucas Silva esticou a mão e tocou nela. No minuto seguinte, Hulk bateu no canto direito, Rafael Cabral pulou na bola, mas não conseguiu chegar. Virada atleticana. 1 a 2.
O Cruzeiro teve a chance do empate aos 36 minutos. Cruzamento de Barreal da esquerda, a zaga afastou e a bola caiu no pé de Cifuentes, o equatoriano chutou por cima.
No fim da partida, o Galo ainda fez o terceiro gol da partida com Gustavo Scarpa. Paulinho tocou para o meia que driblou o goleiro e fechou o placar.
CRUZEIRO 1 X 3 ATLÉTICO
Cruzeiro: Rafael Cabral; William (Wesley Gasolina), Neris (Barreal), Zé Ivaldo e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva (Cifuentes), Mateus Vital (João Marcelo) e Matheus Pereira; Arthur Gomes e Dinenno. Técnico: Nicolás Larcamón.
Atlético: Everson; Saravia (Rabello), Bruno Fuchs (Scarpa), Jemerson e Arana; Battaglia (Igor Gomes), Otávio (Vargas), Alan Franco e Zaracho; Paulinho e Hulk (Lemos). Técnico: Gabriel Milito.
Gols: Mateus Vital, aos 6 min do 2ºT (Cruzeiro); Saravia, aos 19 min do 2ºT, Hulk, aos 30 min do 2ºT, e Gustavo Scarpa, aos 47 min do 2ºT (Atlético)
Cartões amarelos: Zaracho, Jemerson, Arana (Atlético); Lucas Silva, Lucas Romero, William (Cruzeiro)
Motivo: segundo jogo da final do Campeonato Mineiro
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
Data e horário: domingo, 7 de abril, às 15h30 (horário de Brasília)
Público: 61.582 torcedores
Renda: 5.517.247,62
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Assistentes: Fabrini Bevilaqua Costa e Nailton Junior de Sousa Oliveira
VAR: José Cláudio Rocha Filho