A Farmácia Bem Popular Brasil, localizada no bairro Tijucal, em Cuiabá, foi fechada na manhã desta quinta-feira (21), durante o cumprimento dos mandados da “Operação Follow The Money”, que mira criminosos acusados de lavar dinheiro do tráfico de drogas em empresas de diversas cidades de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará.

As investigações apontam que os medicamentos da farmácia estariam sendo doados para secretarias municipais, ao invés de serem vendidos, como forma de justificar estoques que camuflariam a lavagem do dinheiro.

A ação cumpre 60 mandados de prisão, 17 ordens de bloqueios bancários, 56 mandados de busca e apreensão e dois sequestro e cautela de veículos.

Tudo começou a partir de uma apreensão de 400 tabletes de maconha localizados pela Delegacia de Roubos e Furtos de Sinop (497 km de Cuiabá), em uma chácara na zona rural da cidade, em julho de 2022.

A partir da localização da droga, a equipe da unidade especializada revelou um esquema de lavagem de dinheiro sustentado a partir do tráfico de drogas na cidade. Foi apurada a existência de empresas fantasma e também de empresas reais que dissimulavam o capital ilícito, dando a aparência de licitude às transações.

Um DJ de Sinop era o responsável por fazer os repasses de valores. Ele é alvo de mandado de prisão. Esses valores eram destinados ainda a manter a ostentação de familiares de líderes da facção criminosa que atua em Mato Grosso, que se encontram custodiados na Penitenciária Central do Estado.

São alvos da operação familiares do líder da organização criminosa em Sinop. Além disso, o criminoso é alvo de buscas na cela da unidade prisional onde ele está detido.

(HNT)