O requerimento do deputado federal Coronel Assis para realizar visitas técnicas às penitenciárias federais do país foi aprovado nesta terça-feira (19.03), pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados.
“Nosso objetivo é realizar estas visitas para verificar as reais situações e condições destes presídios e, também, verificar as condições de trabalho dos policiais penais. Nós faremos estas fiscalizações para que possamos apontar melhorias e também algumas correções que são necessárias e urgentes”, afirma o parlamentar.
O requerimento de Coronel Assis foi feito após o incidente ocorrido na Penitenciária Federal de Mossoró (RN), um presídio de segurança máxima, onde dois detentos vinculados ao Comando Vermelho conseguiram fugir, o que ressaltou a existência de desafios significativos em termos de segurança.
Agora, além de Mossoró, serão visitadas as penitenciárias federais de Brasília, Porto Velho, Campo Grande e Catanduvas.
“A fuga desses presos reafirma a urgência de uma avaliação minuciosa e criteriosa da segurança e das operações nas penitenciárias. Como membro da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, reconheço o papel crucial que desempenhamos na garantia da ordem e da segurança no país. Precisamos melhorar as condições de segurança nas penitenciárias para que haja a proteção da população e o combate efetivo ao crime organizado”, completou Coronel Assis.