O deputado federal e pré-candidato a prefeito de Cuiabá, deputado federal Abílio Brunini (PL) conversou com o governador Mauro Mendes para trocar o projeto do BRT pelo ônibus high-tech, denominado ART.
Trata-se de um modal de transporte que anda sobre trilhos virtuais e pode transportar mais de 300 pessoas. A mistura de um trem com um ônibus apresenta a possibilidade de acrescentar vagões e aumentar sua capacidade.
O ART é uma forma de fazer o transporte público crescer sem a necessidade de grandes obras. Ele funciona da seguinte maneira: o ART é equipado com sensores para seguir as faixas pintadas e outros sensores na estrada pela qual ele percorre.
Formado em Arquitetura pela Universidade de Cuiabá (Unic) e membro da comissão de Mobilidade Urbana da Câmara dos Deputados, Abílio explica que o Estado não seria obrigado a mexer no trajeto já planejado para percorrer o modal de transporte que será a linha CPA-Centro.
A ideia é trocar vagões do BRT para o ART projetando assim ao futuro de Cuiabá à exploração de um modal mais tecnológico, menos poluente e mais ágil em velocidade.
“A tecnologia se ajusta para o problema em Cuiabá, pois, ainda não foram comprados os vagões do BRT. Também não haverá necessidade de aditivos financeiros e mudanças estruturais nas obras em andamento Nao haverá nenhuma mudança na obra atual do BRT. O valor de investimento é baixo. E o sistema muito mais eficiente que o BRT”, explica Abilio.
Até o momento, o governo do Estado ainda não procedeu com a compra dos vagões do BRT. O trajeto da linha CPA-Centro já está em fase de execução. Questionado como o governador Mauro Mendes (União Brasil) reagiu a proposta, Abílio diz que a considerou inovadora e iria levar ao debate com sua equipe técnica.
“O governador quer o melhor para Cuiabá. Ele [Mauro Mendes] foi simpático a ideia e me disse que iria dialogar com a equipe técnica. O ART é uma solução eficiente e põe fim a essa angústia da população pata ter um transporte público de melhor qualidade”, concluiu Abílio.
*ART: Rapidez e Modernidade*
O projeto começou a ser desenvolvido em 2013 na China com o intuito de reduzir o caótico trânsito dos centros urbanos. O ART tem capacidade de acomodar 307 passageiros ( com três vagões; com cinco, são mais de 500 ) e atinge velocidade máxima de 70 kmh, impulsionado pela energia armazenada em sua bateria. A cada parada de 10 minutos, o veículo recebe energia para mais 25 km de percurso.
O ART pode representar uma forma de aumentar a oferta de transporte público de alta velocidade sem que seja necessário fazer obras comuns de metrô e trem. Na China, o custo por quilômetro de metrô é de 58 mi a 102 mi de dólares, enquanto o trecho custaria 2,2 mi de dólares para criar uma pista virtual para o ART.
A CRRC, fabricante responsável pelo projeto, chama o novo veículo de smart bus ART (sigla em inglês para “veículo autônomo de trânsito rápido”)– o que esclarece que o veículo é um ônibus.