JANICE RIBEIRO

O mês de março é o meu mês de reflexão. Oito de março, Dia Internacional da Mulher, simbolizando todas aquelas que, através das suas atividades, ajudam a melhorar a sociedade, constituir famílias e criar os filhos.

Somos milhares de mulheres com pensamentos e profissões diferentes, mas com um único propósito: vivermos felizes!

Temos muito a agradecer as inúmeras mulheres guerreiras, trabalhadoras que lutaram incansavelmente para que muitos dos direitos adquiridos fossem possíveis. Mulheres que abriram mão da própria vida em prol de todas nós, para termos melhores condições sociais.

E hoje, mais do que nunca, queremos enaltecer o sentimento de pertencimento das mulheres, além de fortalecer o nosso relacionamento.

O dia 8 de março é memorável. Dia de muita luta e também de celebrar todas as vitórias conquistadas.

Importante data, pois faz com que o mundo pare por um dia para ouvir o que as mulheres têm a dizer e assim cada pequena intervenção, as mudanças necessárias vão acontecendo na sociedade.

Temos problemas sim e o maior de todos é o feminicídio. Porém, não esqueçamos que antes do feminicídio, as mulheres eram submissas aos seus maridos e não tinham nenhum direito, tempos atrás elas precisavam de autorização do marido, registrada em cartório, até para trabalhar.

Hoje a mulher é empoderada, tem seu papel muito mais forte na sociedade. Muitas vezes, as principais fontes de sustento de seus lares e têm oportunidades de serem mais valorizadas por seus talentos e habilidades.

Precisamos nos unir!

A ideia de rivalidade entre mulheres está ligada à cultura. Afinal, das mulheres sempre é exigido o máximo: tendo que ser sempre uma boa dona de casa, mãe, esposa e profissional.

No entanto, o melhor dos caminhos para combater essa estrutura de opressão é, justamente, um movimento coletivo, capaz de unir as mulheres em suas similaridades e diferenças, para que, juntas, possam se organizar e cobrar por mudanças.

Juntas somos mais fortes!

JANICE RIBEIRO é Secretária de Assistência Social e Habitação e Primeira-dama de Lucas do Rio Verde.

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias Cuiabano News .