Equipes da Polícia Militar e outras forças de segurança estão, na manhã desta segunda-feira (11), na região conhecida como Contorno Leste, em Cuiabá, para cumprir uma ordem de desapropriação da área que foi grilada por moradores há cerca de um ano.

Desde o ano passado, a região ficou conhecida por ser controlada por uma organização criminosa e já foi apontada como uma região de desova de corpos e prática de outros crimes.

Uma decisão judicial proferida na última semana determina que os grileiros deixem o local, mas os moradores se negam a sair da região e protestam contra a ação policial.

Atualmente, estima-se que 200 famílias se abriguem na região.

A ocorrência segue em andamento.

No dia 27 de fevereiro deste ano, um idoso identificado como João Antônio Pinto, de 87 anos, acabou sendo morto em um confronto com um policial civil, durante um suposto cumprimento de mandando.

Segundo informações, os policiais, ao comunicarem o idoso sobre o mandado judicial, ele teria apontado uma arma de fogo na direção dos agentes, que reagiram e atiraram contra na vítima, que morreu no local.

Um homem que presenciou o confronto disse que a vítima estava armada, pois estava sofrendo ameaças de membros de organizações criminosas. Ele portava a arma de fogo para se proteger. Além disso, a testemunha contou que a vítima sofria de problemas de visão e audição.

O caso segue sob investigação.

(HNT)