São pouco mais de duas semanas e apenas cinco jogos no comando, mas o bastante para António Oliveira cair nas graças dos torcedores do Corinthians. Mais do que isso: alguns gestos e palavras ditas pelo novo treinador do Timão têm viralizado entre os corintianos.
Na apresentação ao clube, a saudação “olá, viva!” respondida pelo técnico a cada pergunta feita por jornalistas viralizou e se tornou uma espécie de cumprimento obrigatório a cada vez que António Oliveira é mencionado em alguma postagem.
– É uma saudação feliz. Quer dizer: olá, estamos vivos. Quer dizer que estamos vivos. Então viva, viva minha conversa, viva meu interlocutor, viva aquela pessoa com quem eu estou falando. Então o “olá, viva!” é um sinal de satisfação – explica Luis Faro Ramos, embaixador de Portugal no Brasil.
Os primeiros dias da passagem de António Oliveira chamam atenção não só pelos bons e imediatos resultados conquistados pelo português, mas também pelo bom trato com funcionários, jogadores e até imprensa.
Estudioso do comportamento humano, António Oliveira preza pela cordialidade no trato com qualquer pessoa. O técnico entende que a educação e a boa relação entre as pessoas potencializam os resultados esportivos.
– Ele tem aquilo que é fundamental para um treinador: liderança, essa você não compra no mercado, ou tem ou não tem; comunicação, hoje é algo fundamental até pelas redes sociais para dentro do clube, da equipe e com jogadores e com a imprensa para falar antes e depois do jogo; conhecimento, que é determinante compreender o jogo e entender que não se sabe tudo de futebol, não se resume apenas tático, tem que prestar atenção no jogador e no homem – disse Toni Oliveira, pai de António e ídolo do Benfica como jogador e treinador.
O embaixador de Portugal ainda explicou outra saudação comum dos portugueses e que pode ser utilizada por António Oliveira futuramente no Corinthians.
– Outra expressão boa que nós usamos também emprestada dos nossos amigos moçambicanos é “até mais vezes”. Quer dizer que queremos voltar a encontrá-los. Só um é que pode ganhar no fim, mas trabalho sério sempre recompensa, não é? E eu desejo a melhor das sortes pro António Oliveira e pro Corinthians – explica Luis Faro Ramos.
Em meio aos gestos, saudações e muito trabalho, António Oliveira soma três vitórias, um empate e uma derrota nos cinco primeiros jogos à frente do Corinthians. No sábado, às 16h (de Brasília), o técnico comanda a equipe contra o Santo André, na Neo Química Arena, pela 11ª e penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Paulista. (GE)