Com a recente explosão no número de casos de Covid-19 em Mato Grosso, a busca por alternativas seguras e eficazes nos cuidados com a saúde voltou ao foco. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), só nestes primeiros 45 dias de 2024, foram mais de 17.844 casos de Covid-19 confirmados e 47 mortes decorrentes da doença.
Neste cenário, o atendimento domiciliar emerge como uma possibilidade na contenção da propagação do vírus e na garantia de cuidados adequados aos pacientes.
De acordo com Mara Nasrla, na área da saúde há mais de duas décadas e diretora executiva da Help Vida, o atendimento domiciliar oferece uma série de benefícios significativos que se tornam ainda mais evidentes em tempos de crise sanitária.
Em primeiro lugar, ao permitir que os pacientes recebam cuidados médicos no conforto de seus lares, o risco de contágio em ambientes hospitalares lotados é reduzido drasticamente. Isso é especialmente importante diante da alta transmissibilidade da COVID-19, onde cada contato evitado pode significar vidas salvas”, explica a especialista.
Além disso, o atendimento domiciliar oferece uma abordagem personalizada e focada no paciente, muitas vezes em grupos de risco como idosos ou pessoas com comorbidades, adaptando os cuidados de saúde às necessidades individuais de cada pessoa.
“Isso não apenas melhora a experiência do paciente, mas também contribui para uma recuperação mais rápida e eficaz. Com equipes médicas e de enfermagem dedicadas exclusivamente a cada caso, os pacientes recebem atenção integral e contínua, o que pode resultar em melhores resultados clínicos”, completa Mara Nasrala.
Outro aspecto fundamental do atendimento domiciliar durante uma nova onda de casos de Covid-19 é a redução da pressão sobre o sistema de saúde. Com hospitais e unidades de terapia intensiva operando no limite de sua capacidade muitas vezes, transferir parte do cuidado para o ambiente domiciliar alivia a sobrecarga sobre essas instituições, permitindo que se concentrem nos casos mais graves e urgentes.
Um outro ponto a ser considerado no atendimento domiciliar é o papel que ele pode desempenhar na identificação precoce de novos casos de covid-19 e na implementação de medidas de controle e prevenção. “Na Help, por exemplo, as equipes médicas que prestam cuidados em domicílio estão em contato direto com a comunidade e podem detectar sinais precoces da doença, rastreando contatos e realizando testes em indivíduos suspeitos. Isso é fundamental para conter surtos locais e evitar a propagação descontrolada do vírus”, pontua a diretora executiva.