O Palmeiras venceu o São Bernardo por 1 a 0, nesta quinta-feira, em jogo da oitava rodada do Campeonato Paulista, no estádio 1º de Maio. O confronto foi marcado pela queda de energia que o interrompeu por 25 minutos. Com a escalação bastante modificada em relação ao empate com o Santo André, o Verdão definiu a vitória aos 42 minutos do segundo tempo, graças ao gol de Flaco López, que saiu do banco de reservas para definir o resultado, após assistência de Estêvão, sua primeira como profissional. O resultado mantém a invencibilidade do time de Abel Ferreira no Estadual antes do clássico contra o Corinthians, e deixa o Bernô fora da zona de classificação às quartas.
O Palmeiras chega a 17 pontos, na liderança do Grupo B, com cinco de vantagem para a Ponte Preta, segunda colocada da chave, e ainda briga com o Santos pela liderança geral; o Peixe tem 19, com uma partida a mais. O São Bernardo para nos 12 pontos, na terceira colocação do Grupo D.
Flaco López vive início de ano destacado no Palmeiras, mas como Abel Ferreira tem mudado bastante a escalação, o argentino foi para o banco nesta noite, dando a chance para que Endrick fizesse a estreia em 2024 após disputar o Pré-Olímpico com a seleção brasileira. O camisa 9 fez um bom jogo, mas foi o outro centroavante, que o substituiu, o herói do jogo. López chegou a cinco gols na competição e empatou com Dellatorre, do Mirassol, na artilharia do Paulista.
O Palmeiras começou o jogo tomando conta das ações e chegou a ter seis finalizações a seu favor contra nenhuma do São Bernardo. A escalação mista reforçada por Endrick teve bom desempenho, mas faltava a equipe concluir melhor. Aos 28 minutos, o jogo foi interrompido por conta da falta de energia no estádio. A luz foi retomada depois de 25 minutos, e o Bernô até criou duas oportunidades, mas o Verdão seguiu melhor. O placar, porém, não saiu do 0 a 0.
O Palmeiras manteve o domínio do jogo no segundo tempo, mas mostrou o mesmo problema do empate com o Santo André, na segunda-feira: a falta de eficácia. O Verdão chegou a ter 16 finalizações e não conseguia abrir o placar, enquanto o clima no jogo esquentava pelas faltas mais duras. Alex Alves fez defesas importantes, como nos chutes de Endrick e Jhon Jhon, e Abel Ferreira apostou no banco de reservas para definir o jogo. Estêvão entrou no lugar de Luis Guilherme, e Flaco López substituiu Endrick. Veio dos pés do garoto de 16 anos de idade o cruzamento para que o centroavante fizesse o gol da vitória, de cabeça, aos 42 minutos do segundo tempo.
(GE)