A Fifa emitiu comunicado nesta quinta-feira sobre a notícia de que um cartão azul seria em breve introduzido no futebol profissional. De acordo com o comunicado da entidade máxima do futebol, afirmar isso seria “incorreto e prematuro”.

— Qualquer teste, se implementado, deve ser limitado de uma maneira responsável aos níveis inferiores, uma posição que a Fifa pretende reiterar quando esse item for discutido com a IFAB no dia 1 de março — explicou a Fifa.

Segundo o jornal inglês “The Telegraph”, um cartão azul poderá ser introduzido no futebol profissional para punir lances antidesportivos dentro dos jogos.

Ainda de acordo com o veículo de imprensa, essa novidade seria anunciada nesta sexta-feira pela International Football Association Board (Ifab), entidade responsável pelas regras do esporte.

Árbitro Tony Harrington dá cartão vermelho redondo para João Gomes, do Wolverhampton — Foto: Warren Little/Getty Images

Árbitro Tony Harrington dá cartão vermelho redondo para João Gomes, do Wolverhampton — Foto: Warren Little/Getty Images

Haverá novo congresso anual da Ifab em março — evento mencionado pela Fifa —, em que se decidiria se o cartão azul seria aprovado ou não. Mas, de acordo com a entidade, mesmo se houver aprovação, o teste será localizado e em categorias inferiores.

O cartão azul faria com que os jogadores fossem removidos do campo por dez minutos se praticassem uma simulação, faltas de antijogo ou mostrassem desrespeito a um árbitro.