O balanço do Hospital e Maternidade Santa Rita apontou a realização em média de 84 mil atendimentos no pronto atendimento e 3,4 mil cirurgias em 2023. Com uma estrutura que compreende 15 leitos de UTIs adulto, a unidade de saúde se tornou a porta de entrada para pacientes de todo estado, principalmente nas áreas cirurgia geral e materno-infantil, o que contribuiu para a evolução no acesso à saúde em Mato Grosso.

Para o sócio proprietário e diretor técnico da instituição, o médico Alencar Farina, há alguns anos o morador de Várzea Grande precisava atravessar a ponte para buscar atendimento em Cuiabá, mas atualmente o mapa cirúrgico aponta o inverso, que a cada 20 cirurgias realizadas, cinco são da capital. “Pacientes de Cuiabá e do interior, hoje, buscam tratamento em Várzea Grande, município que se consolidou como um novo polo regional da saúde”.

Sonho que se tornou realidade, mas que exigiu muitos investimentos desde a aquisição do hospital, em 2012. Dr. Farina destaca que o complexo hospitalar possui cerca de 6 mil m² de área construída, é formado de uma estrutura vertical de térreo com seis andares operacionais, localizado em uma região central da cidade e que passou por processo de modernização, reformas, estruturação e contratação de equipe qualificada.

“Já conseguimos inaugurar 99% da nossa estrutura e ainda estamos fazendo importantes investimentos, entre eles, a ampliação dos leitos de UTIs, que serão inaugurados no primeiro trimestre deste ano, ocupando um andar inteiro do hospital. Além disso, vamos instalar, em fevereiro, o serviço de hemodinâmica que permitirá a cobertura de vários serviços de alta complexidade, como cateterismo, angioplastia, cirurgias cardiológicas e neurológicas”, destacou o médico.

O hospital dispõe atualmente de 75 leitos de internação, dos quais 15 leitos de UTI adulto. A estrutura conta ainda com 6 salas cirúrgicas operacionais, pronto atendimento 24 horas nas áreas de clínica médica e pediatria e plantão de 12 horas alcançáveis mais 12 horas para ortopedia, cirurgia geral e obstetrícia. São atendidos também pacientes de outros estados, como Vilhena, Rondônia, Acre e Mato Grosso do Sul.

Com a ampliação, vai haver mais 05 leitos de UTI adulto, 05 leitos UTI neonatal e 06 leitos de UTI pediátrica e 10 leitos de apartamento pós-cirúrgico, totalizando 110 leitos de internação, dos quais 20 leitos de UTI Adulto e 11 de UTI Neo Pediátrica. A capacidade do centro cirúrgico deve aumentar em até 50%, comportando até 700 procedimentos por mês. Atualmente, a instituição conta com aproximadamente 250 empregos diretos e 550 indiretos, com serviços e procedimentos de baixa, média e alta complexidade, a exemplo do centro de diagnóstico completo, com destaque para tomografia, ressonância magnética, ecografia, densitometria, e procedimentos de endoscopia e colonoscopia.

Segundo o presidente da instituição, Dr. Vinicius Farina, todas as conquistas demandaram muito esforço e planejamento em médio e longo prazo, respeitando a vocação do Hospital Santa Rita que é, desde o início, fortalecer o suporte a sociedade várzea-grandense, destacando-se a atenção às mulheres e mães e atendendo a uma demanda reprimida que havia na região da Baixada Cuiabana. “Vamos chegar a 110 leitos, incluindo as UTIs, até o final do ano, uma parte de suítes com serviço de hotelaria que é referência no estado pela infraestrutura e modernidade”.

Entre as especialistas e serviços disponíveis no hospital, estão: pediatria, ginecologia, urologia, ortopedia, clínico geral, cardiologia, cirurgia (geral, oncológica, pediátrica, plástica, torácica), dermatologia, endoscopia, gastroenterologia, hematologia, geriatria, obesidade mórbida, hemodinâmica, infectologia, intensivistas, nefrologia, neurologia/neurocirurgia, oftalmologia, oncologia, otorrinolaringologista, patologia, proctologia, além de parceiros para a realização de exames laboratoriais e de imagem.

Serviço

O Hospital Santa Rita está localizado na Rua São Paulo, 60, Centro Norte de Várzea Grande, atende particular e 16 planos de saúde, entre eles, Amil, Assefaz, Bradesco, BRF, CapSesp, FAB-Aeronática, Fusex-Forças Armadas, Marinha do Brasil, Geap, HapVida, ServSaude, Sul América, MT Saúde, Saúde Caixa, Unimed e é referência em Unimed Fácil em Várzea Grande. Outras informações: (65) 3026-1400/contato@hospitalsantaritavg.com.br.

(Da redação)