António José Cardoso de Oliveira é nascido em Lisboa, em Portugal, tem 41 anos e está tem acordo para ser o novo técnico do Corinthians. Ex-jogador de sucesso relativo, o atual treinador do Cuiabá viu a carreira deslanchar no Brasil, após chegar ao país como auxiliar técnico de Jesualdo Ferreira no Santos.
O técnico acabou como o escolhido para substituir Mano Menezes no comando do Timão na sequência da temporada.
O português foi a segunda opção do Corinthians, que negociou e tinha tudo acertado com Márcio Zanardi, atualmente no São Bernardo. No entanto, o negócio melou após o time alvinegro descobrir que o técnico não poderá comandar o Timão no Paulistão por conta de uma regra que proíbe o mesmo treinador de dirigir dois clubes na mesma edição do torneio.
António Oliveira teve curta carreira como jogador. Revelado na base do Benfica, ele passou por Braga, Santa Clara, Casa Pia, Oriental e Fabril Barreiro, todos times portugueses, até encerrar a carreira, em 2011. O português herdou a paixão pelo futebol do pai, Toni, ídolo do Benfica.
Após pendurar as chuteiras com apenas 29 anos, realizou um estágio no sub-17 do Benfica e recebeu a primeira chance no Tractor, do Irã. António Oliveira era o auxiliar do pai, e a dupla ficou no clube entre 2012 e 2016.
Depois, o auxiliar teve uma passagem curta, de apenas seis meses, pelo Rudar, da Eslovênia. Ainda em 2017, António Oliveira assumiu o Kazma, do Kuwait, clube pelo qual foi o técnico, e o pai, o manager.
António Oliveira e o pai, Toni, não chegaram a um acordo para renovar com a equipe do Kuwait e deixaram o clube na reta final da temporada, com o clube no quarto lugar do campeonato nacional. António Oliveira, então, “separou-se” do pai e seguiu carreira solo.
Pela primeira vez longe do pai, António Oliveira aceitou o convite de Jesualdo Ferreira para ser o auxiliar do grupo principal e o técnico do time B. A dupla ficou no Santos de janeiro a agosto de 2020, mas, com a demissão de Jesualdo, António Oliveira optou por também sair. (GE)