Confiante no sucesso do Festival de Inverno 2024, o prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner (MDB), acredita que até julho deste ano haja uma solução, ao menos provisória, para o imbroglio da MT 251, especificamente no trecho que compreende o Portão do Inferno.
O emedebista confia que o Governo do Estado irá apresentar uma proposta para viabilizar o trânsito na região, que desde o final de 2023 está parcialmente interdidato devido a riscos de desmoronamento.
“O governo nos garantiu que nos próximos dias vai nos dar o prazo para terminar as obras de emergência, que são as âncoras e a adaptação de pedras no paredão. O que vai se fazer agora? Segundo os técnicos, tem que esperar alguns resultados de medição para tomar uma medida. Mas ele [governador] já nos adiantou que nos próximos 15 ou 20 dias vai anunciar a obra definitiva naquele ponto”, afirmou o prefeito durante coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (1º).
Atualmente duas propostas são analisadas pelo governo do estado. A primeira é a construção de um túnel que corta o morro, e a segunda é uma ponte suspensa. Em meados de janeiro, o governado Mauro Mendes (União) se reuniu com o chefe do Executivo Municipal e garantiu que essa definição será feita pela equipe técnica.
Além disso, de acordo com Froner, o Governo deve antecipar a obra de pavimentação da MT-246, que liga o Distrito de Água Fria, em Chapada dos Guimarães, até a MT-351, que dá acesso ao Lago de Manso. Inicialmente, a obra era para ser feita em até 18 meses, porém, houve um acordo para seja agilizada e concluída em até 10 meses.
O trecho, que é uma das rotas alternativas para ligar Cuiabá a Chapada, tem 120 km, ainda mais longo que os atuais 65 km da MT-251, mas é metade do trajeto de quem precisa pegar a BR-364 para chegar ao município pela rota que passa por Campo Verde.
Atualmente, a população de Chapada sofre com o frete que está três vezes mais caro, devido à longa distância que os caminhões precisam percorrer. Também houve impacto no preço da água, uma vez que na cidade há três fontes de onde a água mineral é extraída e que abastece o estado. (Leiagora)