O Botafogo empatou por 1 a 1 com a Portuguesa, nesta terça-feira no estádio Nilton Santos, pelo Carioca. O time da casa foi soberano no primeiro tempo, empilhou oportunidades de gol e fez um com Tiquinho, que não marcava há três meses. O ímpeto, contudo, não se manteve na segunda etapa e a Portuguesa cresceu para igualar o resultado, mostrando por que briga na parte de cima da tabela. O gol do empate foi de Anderson Rosa, destaque da Lusa na partida.

Choque de cabeça

No fim do jogo, Matheus Nascimento e o zagueiro Filemon tiveram um choque de cabeça. Os médicos da Lusa constataram um corte na cabeça do jogador, que teve de deixar o campo com apoio dos companheiros.

Primeiro tempo

O Botafogo dominou a primeira parte do jogo, com uma postura bastante agressiva no ataque, com marcação sobre a saída da Portuguesa, que permitiu a criação de chances claras de gol. Logo no primeiro minuto, Jeffinho recebeu livre na pequena área e desperdiçou. Victor Sá e Marlon Freitas também levaram perigo.

Mas Tiquinho, aos 20, que recebeu na área para marcar, encerrando um jejum de três meses sem gols. O Alvinegro cadenciou um pouco mais o jogo e a Portuguesa passou a frequentar mais o campo de ataque. O time do técnico João Carlos Ângelo chegou a criar algumas chances em bola parada, mas nenhuma com perigo real ao gol de Gatito.

A segunda etapa

O Botafogo criou boas oportunidades na volta do intervalo, com Eduardo e Tchê Tchê mas faltou qualidade nas conclusões. A Portuguesa aproveitou sua chance. Aos 9, Anderson Rosa recebou cruzamento e cabeceou firme no canto para empatar. A partir daí, a equipe visitante equilibrou o jogo com bom futebol, de passes rápidos e verticais e incomodou a defesa alvinegra.

O técnico Tiago Nunes promoveu a entrada de Junior Santos, Savarino e Matheus Nascimento e o time recorreu, com exagero, aos chuveirinhos na área. Mas a equipe da Portuguesa se fechou bem para segurar o empate que a mantém na briga com os grandes por uma vaga na semifinal do Carioca

Tabela

Com o resultado, o Botafogo se mantém no segundo lugar, com dez pontos. Há possibilidade de o time ser ultrapassado a depender dos demais resultados da rodada. O próximo duelo será no sábado, contra o Nova Iguaçu.

A Portuguesa, por sua vez, chegou a oito pontos, e ocupa a quinta posição, também podendo ser superada na tabela. Na segunda-feira, a Lusa vai ao Conselheiro Galvão enfrentar o Madureira. (GE)