O zagueiro Lucas Fasson, do Lokomotiv Moscou, foi convocado pela seleção brasileira sub-23 para a disputa do Torneio Pré-Olímpico. O anúncio foi feito pela CBF nesta segunda-feira, penúltimo dia de treinos do Brasil na Granja Comary. O jogador de 22 anos, ex-Athletico-PR, entra no lugar do lateral Matheus Dias, do Internacional, que foi cortado após lesão.

Fasson está em sua segunda temporada no time russo e tem 22 jogos em 2023/24. Ele começou a carreira no São Paulo, passou pelo La Serena, do Chile, e foi para o Athletico-PR em 2021. O defensor tem passagens pelas seleções de base do Brasil. O brasileiro obteve liberação do Lokomotiv para a disputa do torneio na Venezuela. Ele se apresentará à seleção brasileira em São Paulo, nesta terça-feira. A delegação viaja para Caracas no dia seguinte.

Desde que Ramon Menezes anunciou os convocados para o Pré-Olímpico, oito nomes precisaram ser retirados: o goleiro Andrew, os laterais Vinícius Tobias, Luan Cândido e Patryck; os zagueiros Kaiky Fernandes e Robert Renan; o meio-campista Danilo, todos por não liberação dos clubes; e o último foi o lateral Matheus Dias, por lesão.

O Brasil no Pré-Olímpico 2024

O Brasil está no Grupo A do Torneio Pré-Olímpico de 2024, junto junto de Venezuela, Colômbia, Bolívia e Equador. O Grupo B tem Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Peru.

A seleção brasileira faz os quatro primeiros jogos em Caracas, no Estádio Brígido Iriarte. A estreia será no dia 23, contra a Bolívia. O segundo jogo é contra a Colômbia, no dia 26. Depois, contra o Equador no dia 29, e por fim contra a Venezuela no dia 1 de fevereiro.

Na primeira fase, as cinco seleções de cada grupo se enfrentam, todos contra todos (uma vez). Os dois melhores de cada chave avançam para o quadrangular final, e as duas melhores seleções no geral se classificam para as Olimpíadas de Paris.

Jogos da seleção pré-olímpica na primeira fase:

  • 23/1 – Bolívia x Brasil – 17h (horário de Brasília)
  • 26/1 – Brasil x Colômbia – 20h
  • 29/1 – Brasil x Equador – 17h
  • 1/2 – Venezuela – Brasil – 20h (GE)