Uma equipe técnica do Ministério da Saúde virá até a capital nos próximos dias para realizar um diagnóstico situacional de todos os problemas na Saúde do município. A ação foi determinada pelo secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior.

O pedido partiu do próprio prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), que participou de uma reunião realizada com os secretários do ministério.

“O Município deu conhecimento ao Ministério da Saúde da situação. Viemos à Brasília para que o Ministério nos apoie e juntos possamos dar transparência,” afirmou o prefeito Emanuel Pinheiro.

A documentação apresentada deixou o secretário preocupado e imediatamente foi determinado que uma equipe especializada viaje até Cuiabá para entender a situação, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Os documentos apresentados pelo prefeito também serão analisados pelos técnicos do Ministério da Saúde, que farão um diagnóstico de questões estruturais, assistencial, de pessoal e de ordem financeira da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e apresentarão as conclusões após as visitas in loco.

O caos na saúde pública iniciou desde 2022, no ano seguinte, uma decisão do Tribunal de Justiça e do Ministério Público fez com que o município de Cuiabá fosse incapacitado de gerir a pasta, passando para o Governo do Estado, durante 9 meses de intervenção. O Gabinete de intervenção retomou contratos com médicos, o fornecimento de insumos e reformas estruturais.

(GD)